Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo lança curta documentário "Para além do papelão"

Os alunos Guilhermo Ribeiro, Lara Aguiar, Rodrigo Donario e Stéfany Barbosa, integrantes do Canto – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Universidade Federal do Ceará produziram o curta documentário Para além do papelão, disponível para visualização no YouTube. Realizado em parceria com o Núcleo de Fortaleza do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), o vídeo aborda a invisibilidade desse segmento social perante a sociedade e o poder público.

Essa temática se relaciona com o projeto desenvolvido desde 2020 pelo Canto EMAU de construção de banheiros públicos para a população em situação de rua, uma iniciativa conjunta com o MNPR, a Pastoral do Povo da Rua e o Serviço Social do Comércio (SESC-CE). A produção do documentário teve apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da UFC e orientação do Prof. Mario Fundarò. De 26 de abril a 5 de maio, com o coletivo Câmera Causa, os estudantes de Arquitetura da UFC participaram de um workshop de produção audiovisual, cujo resultado final foi o documentário.

O curta Para além do papelão irá compor a programação da mostra ARQUICINE, do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2021 Rio), em julho deste ano. O evento é organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FENEA). Além do YouTube, o documentário poderá ser visto pelo público no IGTV vinculado ao perfil do Canto EMAU no Instagram

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

Fonte: Canto – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.