Tour memorável: documentário celebra os 55 anos do Curso de Jornalismo da UFC

Imagine quantas lembranças e experiências vividas ao longo de 55 anos de história de um curso de graduação. Foi para recordar algumas dessas vivências de ex-alunos e mostrar aos que chegam os principais espaços e memórias do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará que um grupo de estudantes produziu o documentário Tour memorável – uma viagem pelos 55 anos de Jornalismo da UFC.

Imagem: foto de uma torre de um prédio amarelo com alguns grafites e pixações na parede

A produção, disponível no perfil do Diretório Acadêmico Tristão de Athayde no Instagram (@datacomufc), estreou na última sexta-feira (14) e já conta com mais de 4 mil visualizações. O documentário foi feito por iniciativa independente dos próprios estudantes do curso que, mesmo com pouca experiência com audiovisual, decidiram realizar o projeto – em meio às dificuldades do isolamento social – pelo desejo de transmitir seus sentimentos de gratidão e orgulho aos alunos recém-ingressos na Universidade.

Por meio de uma espécie de excursão dinâmica pelo bairro Benfica, a produção apresenta aos espectadores alguns espaços de interesse dos estudantes do Curso de Jornalismo, tais como a área 2 do Centro de Humanidades da UFC (onde se localiza o prédio do curso), a Biblioteca do Centro de Humanidades, o Restaurante Universitário, a Rádio Universitária e o Museu de Arte da UFC (MAUC).

O documentário também marca recordações dos célebres docentes do curso, como o professor aposentado Ronaldo Salgado e Gilmar de Carvalho, ilustre jornalista e pesquisador cearense que faleceu recentemente por complicações da covid-19. Raíssa Câmara, Andreh Jonathas, Kamila Bossato, Thaís Jorge, Rômulo Costa e Nut Pereira são alguns dos egressos que compartilharam suas histórias, contribuições e momentos marcantes em meio ao 55º aniversário do Curso de Jornalismo da UFC.

"Todos os alunos da UFC deveriam passar por pelo menos um semestre no Curso de Jornalismo", destacou a jornalista e atual coordenadora do curso, Profª Kamila Bossato, na live de lançamento oficial do documentário, ocorrida no último sábado (15) no perfil da entidade estudantil dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC no Instagram.

Com início da produção ainda no ano passado, o estudante de Jornalismo e diretor do documentário, Jeferson Falcão, confessa que foi um sonho realizado o lançamento oficial da produção. "Sempre me interessei pelo audiovisual, mas não sabia por onde começar. O Tour memorável foi o primeiro grande trabalho da minha carreira e saber o quanto tem sido bem-recebido é fôlego para que eu possa fazer ainda mais por meu curso e futura profissão", comentou.

O documentário ainda conta com produção dos estudantes Andressa Monte, Karyne Lane, Vitória Hellen, Vitória Vasconcelos, Heitor Linhares e Lucas Abreu.

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

Fonte: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.