Prestação de contas: Relatório de Gestão 2020 da UFC é divulgado para consulta pública

A Universidade Federal de Ceará divulgou, em seu site institucional, o Relatório de Gestão 2020, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), com apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). Com essa publicação, busca-se atender às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) por transparência e prestação de contas no contexto das autarquias federais brasileiras.

Imagem: Capa do Relatório de Gestão 2020 da UFC

O prazo inicial estabelecido pelo TCU para a entrega do relatório era o dia 31 de março, mas foi prorrogado para 30 de abril, por conta da pandemia de covid-19. Disponível também para acesso pelo banner "Transparência e Prestação de Contas" da página inicial do Portal da UFC, o documento traz indicadores e resultados dos eixos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da Universidade.

Para a administradora Renata Menezes, lotada na PROPLAD e integrante da equipe técnica responsável pelo relatório, uma das inovações deste ano foi a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para captar e organizar os dados das diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFC. Além da equipe ter orientado os gestores a respeito das novas diretrizes do TCU, os processos digitais encaminhados pelo SEI facilitaram as etapas de elaboração e aceleraram a consolidação dos dados do relatório.

"O relatório de gestão é um documento de muita visibilidade na comunidade acadêmica, pois dá transparência às principais realizações da Universidade, utilizando uma linguagem clara e voltada para a sociedade. A partir desta edição, o uso do SEI agilizou a comunicação com as unidades e todos puderam acompanhar o andamento do processo", afirma Renata Menezes.

INTEGRAÇÃO – De acordo com a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da PROPLAD, Roberta Queirós, a elaboração do relatório seguiu o formato de relato integrado, adequando-se a padrões internacionais determinados pelo International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para o Relato Integrado, na tradução para o português).

Estão reunidos as principais ações e os resultados da gestão para o ano de 2020, incluindo as séries históricas de indicadores de desempenho do TCU, e, em particular, no capítulo 4 ("Áreas especiais da gestão") há dados completos sobre a gestão financeira e orçamentária da Universidade. No mês passado, o relatório foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC e formalizado na Resolução nº 16/CONSUNI, de 29 de abril de 2021. 

"O Relatório de Gestão da UFC (base 2020) apresenta à sociedade os principais resultados gerados pelos macroprocessos estratégicos da UFC frente aos objetivos estabelecidos para o exercício. Construído no formato de relato integrado, o relatório é um documento conciso, com foco estratégico, de comunicação clara e objetiva, tornando-se um poderoso canal de comunicação e de prestação de contas aos órgãos de controle e à sociedade em geral", explica Roberta Queirós.

RESULTADOS – Na avaliação do pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt, o relatório vai além de balanços, dados financeiros e orçamentários, com interesse tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade. Segundo o gestor, esse modelo de relatório de gestão também tem sido aplicado por empresas perante seus sócios e acionistas para demonstrar a evolução e os resultados da instituição.

"O relatório é ilustrado, simples e mostra o trabalho que a UFC vem executando. Apresentado em formato de livro digital, se cumprem os objetivos de transparência e governança, para que a sociedade cearense compreenda com clareza todas as nossas ações estratégicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão", complementa Prof. Almir.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.