Com apoio da UFC, Comissão de Segurança da OAB prepara Anuário Estatístico da Violência e Criminalidade

Com apoio da UFC, a Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) vem elaborando um estudo estatístico com os principais índices de criminalidade no Estado do Ceará. O relatório servirá como base para o Anuário Estatístico da Violência e Criminalidade, que será lançado em janeiro do ano que vem.

O estudo está sendo realizado pelo Prof. Marcelo Davi Santos, do Departamento de Economia Aplicada (DEA) da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), e pela advogada Débora Moreira Lima, presidente da Comissão da Subseccional da OAB.

Imagem: Dois policiais civis do Ceará de costas, ao lado de uma viatura (Foto: Governo do Estado do Ceará)

O anuário deverá apresentar os principais indicadores criminais, distribuídos por área geográfica e áreas integradas de segurança (AIS), para pesquisadores e interessados na questão da segurança pública. Também serão apresentados indicadores demográficos, socioeconômicos e institucionais, de acordo com o Prof. Marcelo Davi Santos. Será possível, ainda conforme o professor, acompanhar a evolução da criminalidade e da violência, bem como garantir visibilidade e transparência aos dados do sistema policial.

Boa parte dessas informações é disponibilizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas muitas estão em formato PDF, o que dificulta seu manuseio pelos pesquisadores. A ideia é catalogar todas em um único documento, em uma extensão que permita cruzamento com outros dados. "Há uma demanda enorme por essas informações", diz o Prof. Marcelo Davi, ele mesmo um estudioso da temática economia do crime.

O País já possui algumas experiências desse tipo. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por exemplo, divulga seu anuário com os principais indicadores nacionais. "A nossa ideia, no entanto, é diferente. Até porque os dados deles são agregados, nós queremos mostrar a informação mais detalhada, chegando a destacar os municípios", explica o pesquisador.

RELATÓRIOS – Até o lançamento do anuário, os coordenadores do projeto deverão publicar relatórios mensais. Um relatório-piloto acaba de ser lançado, reunindo informações como indicadores de crimes violentos letais, crimes contra o patrimônio, apreensão de drogas e armas, furtos e letalidade policial, tanto no Estado como regionalmente e por AIS.

Além dos dados do mês em si, também é possível comparar com o mesmo período de anos anteriores e valores acumulados. Nas próximas edições dos relatórios, os organizadores pretendem ampliar o trabalho para incluir ainda crimes sexuais e violência contra a mulher. "É um trabalho importante, que tenta levar aos pesquisadores e à sociedade a informação da forma mais precisa", destaca o professor.

Fonte: Prof. Marcelo Davi Santos, do Departamento de Economia Aplicada (DEA) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.