Casa da Gestante da MEAC completa quatro anos com mais de 2 mil mulheres atendidas

Em 2017, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, convidou toda a sociedade de Fortaleza a sonhar junto com um lugar onde gestantes, recém-nascidos e suas mães pudessem ficar hospedados enquanto aguardavam a necessidade de atendimento hospitalar, como parto ou exames, por exemplo. A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) foi tomando forma, assim, com uma campanha de arrecadação de doações, em paralelo à contratação e reforma de um imóvel que abrigaria histórias inesquecíveis. Quatro anos depois, a CGBP está consolidada como um equipamento essencial para a boa assistência ao parto e ao nascimento em Fortaleza. É habilitada pelo Ministério da Saúde e já acolheu 2.123 mulheres e 296 recém-nascidos.

Imagem: gestantes sendo acompanhadas na Casa da Gestante da MEAC

Uma delas é a dona de casa Rosimeire de Sousa, de 36 anos. Cardiopata, ela fez o pré-natal na MEAC por ser uma gravidez bastante delicada. Nessas últimas semanas de gestação está na Casa da Gestante para evitar o deslocamento de Caucaia, onde mora, para Fortaleza. "Estou gostando, porque posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento e aqui é perto do hospital", conta. Já a técnica de enfermagem Sandra Paula, de 42 anos, encontra-se na 36º semana de gravidez. Há uma semana, ela procurou a Emergência da MEAC com contrações, e, de lá, foi encaminhada para a Casa da Gestante. "Fiquei bastante aliviada por ter esse acompanhamento mais de perto. A atenção e o cuidado dos profissionais me deixam bastante tranquila e confiante", disse, relatando ser diabética e hipertensa e ter perdido as duas primeiras gestações.

A CGBP é uma residência provisória de cuidado especializado de saúde situada a aproximadamente 250 metros da MEAC, com capacidade para atender 15 usuárias e sete recém-nascidos simultaneamente. Oferece acolhimento humanizado, orientações de saúde e autocuidado, com acompanhamento especializado. Sua primeira usuária chegou no dia 14 de abril de 2017 e a inauguração oficial foi no dia 4 de maio daquele ano.

"Nosso trabalho é fundamental, inclusive para o resgate da autoestima das mulheres, que chegam, muitas vezes, fragilizadas por vivenciar uma gestação de risco, por exemplo, por alguma alteração fetal ou, no período puerperal, pela ausência do filho, internado em uma das unidades neonatais da MEAC, com prognóstico, por vezes, incerto", sinaliza Karla Abreu, coordenadora da Casa.

Em um ambiente absolutamente caseiro, sem ares hospitalares, as usuárias recebem orientações sobre alimentação, repouso adequado, cuidados com o bebê, estímulo à amamentação, ordenha de leite materno para ser oferecido ao seu bebê na unidade neonatal através do Banco de Leite Humano (BLH), entre outras. "Assim, possibilitamos que as mulheres se tornem mais seguras e autônomas ao retornarem para suas residências, sendo esse mais um dos pilares da nossa missão", explica a coordenadora.

Além disso, o caráter social da CGBP não pode ser esquecido, por, entre outros aspectos, permitir acompanhamento das usuárias que não necessitam de internamento hospitalar e que moram longe da unidade de saúde. Segundo o gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Edson Lucena, a Casa da Gestante também contribui para a utilização racional dos leitos obstétricos de alto risco, possibilitando sua ocupação por mulheres que realmente necessitem de vigilância constante em ambiente hospitalar da Maternidade.

A Casa da Gestante é também um campo de aprendizado privilegiado para estudantes ou profissionais em formação da UFC ou de outras universidades e instituições de saúde. Em ações educativas, ganham usuárias e alunos, em uma rica troca de saberes.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MEAC está localizada à Rua Monsenhor Furtado, 1435, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.