UFC quer levar serviços da Farmácia-Escola a setor produtivo e hospitais universitários

A administração superior da Universidade Federal do Ceará quer ampliar as possibilidades de atuação da Farmácia-Escola. Em visita à unidade na manhã desta sexta-feira (28), o reitor Cândido Albuquerque informou o plano de aproximar o equipamento de ensino e extensão do Curso de Farmácia ao setor produtivo do Estado e aos dois hospitais da UFC. Novas reuniões serão agendadas para delinear a proposta.

"Nós temos um grande débito com a Farmácia-Escola, que é um cartão de visita da UFC. Existe um mercado grande que precisa conhecer melhor este nosso equipamento e quero estabelecer uma conversa com o setor produtivo, com a indústria farmacêutica, para pensarmos essa aproximação", afirmou o reitor. Segundo ele, a meta é dar uma "nova roupagem" à Farmácia-Escola, "para que ela retome o seu grande protagonismo na sociedade cearense".

Imagem: reitor cumprimenta servidor da Farmácia-Escola durante visita ao equipamento

Cândido Albuquerque destacou a importância de se buscar projetos que unam a pesquisa elaborada na Universidade com as demandas da sociedade e do setor produtivo. "Nós temos que promover tecnologias que possam ajudar a sociedade. Sei que nem toda pesquisa precisa ser aplicada, mas devemos buscá-la sempre que possível", avalia. Para ele, essa intermediação com as demandas do comércio e da indústria poderá ampliar a qualificação de professores e alunos da Faculdade de Farmácia. "Quando a Universidade ganha, toda a sociedade ganha", completou.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

O potencial, apontou, está tanto na produção de medicamentos, de cosméticos, como também na prestação de serviços à indústria. A unidade realiza, em seus laboratórios, análises de estabilidade e qualidade de cosméticos e vem desenvolvendo também um serviço de análise de água à indústria. A Farmácia-Escola, que já está em atuação há 43 anos, vem produzindo ainda, durante a pandemia da covid-19, álcool em gel, em parceria com a empresa farmacêutica Novo Nordisk (SP). Toda a produção é doada a instituições sem fins lucrativos do Ceará.

O reitor salientou que, além desse contato com o setor produtivo, a administração superior pretende criar uma relação de parceria da Farmácia-Escola com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (HUWC), ambos pertencentes ao Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

Imagem: A diretora da Farmácia-Escola, Cristiani Lopes; os titulares da PROPLAD e da PREX, Prof. Almir Bittencourt e Profª Elisabeth Daher, respectivamente; a farmacêutica Socorro Vieira; o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, com a máquina pica-pau de compressão, que produzia comprimidos até o fim da década de 1970 (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A visita do reitor foi comemorada pela diretora da Farmácia-Escola, Profª Cristiani Lopes. Ela almeja que esse contato planejado com a indústria e com o comércio possa dar maior visibilidade aos serviços que podem ser prestados pela unidade. "A gente espera, após essa visita, que possamos buscar novas parcerias, novas perspectivas de melhorias na unidade, para que possamos atender melhor a sociedade", projeta.

"Além do atendimento ao público, através dos medicamentos, a gente também oferece serviços para a indústria, que às vezes não são tão visíveis aos empresários, e creio que esse contato poderá reverter isso", avalia.

A visita da administração superior da UFC contou ainda com a presença do vice-reitor, Profº Glauco Lobo; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, e da pró-reitora de Extensão, Profª Elisabeth Daher.

Ouça notícia produzida pela rádio Universitária FM sobre o assunto

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.