Sistema Desenvolva terá aplicação-piloto na Pró-Reitoria de Extensão a partir de terça-feira (8)

Desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo, otimização da movimentação de pessoal e promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão aos variados processos sucessórios de gestores. Esses são apenas alguns dos benefícios que serão alcançados com a implantação do programa de Gestão por Competências na Universidade Federal do Ceará, cujo primeiro passo será dado por meio da aplicação-piloto do sistema Desenvolva, que ocorrerá na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a partir desta terça-feira (8).

Imagem: tela de computador exibindo o site do sistema Desenvolva
Criado pelo Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus da UFC em Quixadá, o Desenvolva possibilitará a inserção do programa de Gestão por Competências através de uma metodologia adotada e amplamente testada pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), considerando as especificidades do serviço público e das instituições de ensino superior. A diretora da DIGEC, Denise Landim, explica que essa aplicação possibilitará testar qualquer inconsistência e fazer as devidas adequações do sistema."É a primeira vez que estamos levando o programa para fora da PROGEP. O aprendizado gerado com esse teste vai ser essencial para continuarmos com o nosso objetivo de instituir a gestão por competências em toda a UFC", comenta.

Durante o piloto, os servidores da PREX irão encontrar os quatro módulos já desenvolvidos do sistema: Perfil, Mapeamento, Diagnóstico e Desempenho. A intenção é que, ao fim da aplicação, os servidores tenham cadastrado seus perfis no sistema institucional, colaborado para a criação de um instrumento de avaliação de competências completamente customizado à sua unidade, feito uma autoavaliação, avaliação do gestor imediato e da equipe e recebido uma visão geral do seu desempenho.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Machado, explica que a colaboração de todos os servidores da PREX está sendo essencial nesse primeiro momento do Programa de Gestão por Competências. Após a aplicação do piloto, a PROGEP fará uma análise de todo o processo de testes, já vislumbrando as próximas aplicações na UFC. "Esse momento está sendo muito importante, pois acreditamos que a implantação da gestão por competências na UFC só terá sucesso por meio da construção coletiva. Os resultados do teste nos ajudarão a trabalhar na normatização de todo o programa, de modo a garantir que essa iniciativa traga benefícios reais para todos os servidores e também para a Instituição", ressalta.

SAIBA MAIS – O Programa de Gestão por Competências da UFC é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Além de atender à legislação vigente, a adoção do modelo na UFC tem caráter pioneiro.

A gestão por competências chegará a todas as unidades da UFC e sua implantação será amplamente divulgada para a comunidade universitária.

Acesse desenvolva.ufc.br para conhecer mais sobre a iniciativa.

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.