Colégio de Estudos Avançados participa da conferência internacional Desirable Tomorrows

O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará participa, na próxima segunda-feira (7), do encontro do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, atividade de encerramento da conferência internacional Desirable Tomorrows (Amanhãs Desejáveis). O evento, que iniciou no dia 29 de abril, é promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem o objetivo de reunir pesquisadores nacionais e internacionais visando discutir propostas para os desafios atuais e futuros.

Imagem: foto de dois homens brancos dividindo a tela de computador

A atividade ocorrerá a partir das 17h pelo Canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. O encontro, que terá como tema "Os Amanhãs Desejáveis, a Universidade e os Institutos de Estudos Avançados", contará com a participação dos docentes José Raimundo Carvalho e Aldo Ângelo Lima, respectivamente diretor e vice-diretor do CEA/UFC.

O encontro do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados terá apresentações dos docentes Naomar Almeida Filho, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP); Luiz Bevilacqua, professor emérito da UFRJ; e Raffaele De Giorgi, professor visitante da UFRJ. Logo em seguida, será aberta a fala aos diretores dos Institutos de Estudos Avançados.

Além de Aldo Ângelo e José Raimundo (CEA/UFC), o encontro contará com a participação dos seguintes docentes: Guilherme Ary Plonski, do IEA/USP; Estevam Barbosa de Las Casas, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFM); Ivo da Silva Júnior e Maria Lúcia Formigoni, do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Universidade Federal de São Paulo (IEAC/UNIFESP); James Humberto Zomighani Júnior, do Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (IMEA/UNILA); e Viviane de Melo Resende, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UnB).

SOBRE O EVENTO – A conferência internacional Desirable Tomorrows marca o centenário de fundação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, celebrado em setembro de 2020. O evento, que segue até segunda-feira (7), busca debater os caminhos para uma sociedade pós-pandemia.

Entre os temas discutidos, estão: tendências e desafios para o mundo pós-pandemia, construção de um futuro sustentável e equitativo; mudanças climáticas, biodiversidade e governança ambiental; inteligência artificial e seu impacto na sociedade; fronteiras em biotecnologia e medicina; transição energética; e Geopolítica, política, tecnologia e economia para o mundo pós-pandemia.

Os painéis anteriores estão gravados e disponíveis no Canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.