Casa de Cultura Francesa realiza Fête de la musique nos dias 20 e 21 de junho, em edição virtual

A Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 20 e 21, a quinta edição da Fête de la musique 2021 – toujours ensemble (Festa da música 2021 – todos juntos), iniciativa que reúne estudantes, professores de francês e francófilos da comunidade em geral para celebrar a língua francesa em suas mais distintas manifestações culturais. Integram o evento 14 atrações musicais e 2 mesas-redondas que serão realizadas em formato on-line através do canal do projeto de extensão Francoculture – Journées de la Culture Francophone no YouTube

Como novidade para este ano, a Fête de la musique contará com as apresentações de Adeline Stervinou e Marco Toledo, docentes do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral; Romeu Duarte, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC; e Adriana Barros, professora do Curso de Letras-Francês da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integram ainda a programação Bianca Oliveira e Gabriel de Jesus, Gabriel Santiago, Gilberto Feitosa e Fábio Luiz, Jérémy Morrisso e Mario Ayabaca, Ligia Taillade, Neto Aranha, Pedro Ivo Holanda, Samyr Pontes e Fábio Luiz, Santiago Lucas, Summer Leaves, Robson de Oliveira e Emília Schramm.

Imagem: Este ano, a Fête de la musique, em formato remoto, terá 14 atrações musicais e 2 mesas-redondas (Imagem: Divulgação)Esta é a segunda edição virtual da festa, que irá contemplar as músicas francófonas. Além das performances, que foram produzidas pelos participantes a partir de cidades em diversas partes do mundo, como Fortaleza, Camocim, Quito, Paris e Toulouse, serão postados vídeos com informações sobre as peças musicais e seus intérpretes. Todo esse material estará disponível no dia 20, no canal do projeto.

No dia 21, serão realizadas as seguintes mesas-redondas: "De Versailles a Sobral – faites de la musique" (De Versailles a Sobral – faça música), às 10h, com os professores Sylvain Druot, Adeline Stervinou e Marco Toledo; e, às 18h, "Chanter, rimer, apprécier: chansons et chansonettes" (Cantar, rimar, apreciar: canções e chansonettes), com os professores Ticiana Melo, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, e Robson de Oliveira, da Casa de Cultura Francesa (CCF). A participação em todas as atividades é gratuita e aberta ao público.

SAIBA MAIS – Desde 2017, o projeto Francoculture reúne estudantes e professores de francês da UFC e a comunidade em geral em torno de palestras, mesas-redondas, exposições e shows. No caso específico da Fête de la musique, o foco é na música. A coordenação é da Profª Cláudia Giraud, da CCF.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, coordenadora do Francoculture – Journées de la Culture Francophone – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.