Seara da Ciência celebra Dia Internacional do Asteroide com três atividades on-line em 30 de junho

O Dia Internacional do Asteroide, celebrado anualmente em 30 de junho, terá programação especial promovida pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará. As atividades, abertas ao público, ocorrerão no canal Astronomia Seara UFC no YouTube.

O objetivo do evento é despertar o interesse da população no monitoramento do céu, ampliar o conhecimento sobre astronomia e prevenir efeitos de fake news e informações apocalípticas referentes a asteroides.

Evento celebrará o Dia Internacional do Asteroide

Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. A programação será a seguinte:

14h – palestra de abertura com a coordenadora do Asteroid Day no Ceará, Alana Nascimento, sobre a origem e a importância do evento;

16h – palestra "O que aconteceu com o asteroide de Baturité?", com o Prof. Ednardo Rodrigues, coordenador do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS – Interestelar). Ele falará sobre o episódio que assustou moradores daquela região no dia 10 de outubro de 2020. Segundo o Prof. Ednardo, a equipe do GAS foi a campo e realizou uma perícia completa do fenômeno;

19h – palestra "Caçadores de asteroides", com Yasmin Azevedo (GAS – Interestelar) e Nicole Semião, a Nicolinha, divulgadora científica infantil e astrônoma amadora (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas – CEAAL), que conversarão a participação no programa Caça Asteroides, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento é coordenado pelos professores Ednardo Rodrigues e Dermeval Carneiro, diretor do Departamento de Astronomia da Seara da Ciência e do Planetário Rubens de Azevedo.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.