Conferência de abertura do VI SINFORGEDS aborda relação entre pandemia e informação

Foi realizada na noite dessa quarta-feira (23), através do canal Plurissaberes, a solenidade de abertura do VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021) da Universidade Federal do Ceará. Com o tema central "Representação, tecnologia digital e mediação da informação: células para o autocuidado em saúde do sujeito empoderado", o evento segue até sexta-feira (25) no debate sobre ciências da informação, ciências da saúde e tecnologias digitais.

Compuseram a cerimônia o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira; o diretor do Centro de Humanidades, Prof. Cícero Anastácio Miranda; o chefe do Departamento de Ciências da Informação, Prof. Osvaldo de Sousa; o coordenador-geral do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina (NUTEDS/FAMED) da UFC, Prof. Luiz Roberto de Oliveira; o diretor da Biblioteca Universitária da UFC, Felipe Ferreira; e a coordenadora-geral do SINFORGEDS, Profª Virgínia Bentes.

Dando início às falas oficiais, a Profª Virgínia Bentes destacou o caráter interdisciplinar do seminário, que vem ocorrendo com periodicidade bienal desde 2009. Afirmou ainda a importância da atuação conjunta entre áreas de pesquisa no combate à pandemia de covid-19. "É a informação como uma ferramenta necessária para compreender a questão das vacinas anticovid e favorecer o entendimento das pessoas sobre esse momento tão particular que estamos vivendo", declarou.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, ressaltou em seu discurso a relevância e atualidade da temática escolhida para o seminário. "É uma contribuição imensurável sobre como a gente poderia, em contexto universal e local, aprofundar as ações no campo da saúde digital. Hoje ela está sendo muito fortalecida e institucionalizada, inclusive, dentro de vários ministérios do Brasil. É um assunto dos mais relevantes e tenho certeza que esse seminário irá contribuir muito com a nossa Universidade e com outras instituições", avaliou. 

Imagem de divulgação do SINFORGEDS

Falaram também na ocasião o Prof. Jorge Lira, que elogiou a integração entre pesquisadores de diferentes unidades da UFC nos estudos de tecnologia e informação; o Prof. Cícero Miranda, que abordou o papel desempenhado pelo Centro de Humanidades no combate à pandemia; e o servidor técnico-administrativo Felipe Ferreira, que enfatizou a abrangência de atividades acadêmicas em  formato digital. 

Relatando a longa parceria entre NUTEDS e SINFORGEDS, o Prof. Luiz Roberto Oliveira comentou as iniciativas brasileiras no campo da saúde digital, como a criação da Rede Nacional de Dados em Saúde e o Informatiza APS.

"Esse SINFORGEDS ocorre em um momento muito especial para o Brasil porque o País colocou o pé na estrada da saúde digital através de um programa do Ministério da Saúde chamado ConecteSUS. Dois braços fundamentais dele são a Rede Nacional de Dados em Saúde, na qual os eventos ocorridos com a saúde de todos os brasileiros estarão interoperáveis nas nuvens utilizando uma tecnologia de ponta, e o Informatiza APS, em que vamos ter todas as nossas unidades de saúde dispondo de prontuário eletrônico com acesso em tempo real", explicou. 

Ainda segundo o Prof. Luiz Roberto, a formação dos trabalhadores de saúde para o uso dessas tecnologias é uma demanda imediata. "A professora Virgínia, que trabalha com prontuário eletrônico há muitos anos, tem uma dimensão da grandiosidade do que isso representa, mas ao mesmo tempo percebe-se que há uma carência brutal de oportunidades de formação para constituirmos a força de trabalho necessária para todas as ações da saúde digital no País. Um evento como esse nos traz a consciência e a responsabilidade que a Universidade tem de ajudar na formação das pessoas", pontuou. 

DADOS E COVID-19 – A conferência de abertura, com o título "Informação e tecnologias digitais a serviço da vida: as vacinas anticovid e as informações necessárias ao acompanhamento”, foi proferida pelo Prof. Jorge Elias Kalil Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Reprodução da tela do evento, com palestrante Prof. Jorge Elias Kalil Filho; ao lado, intérprete de Libras

Apresentando uma série de dados e estatísticas relacionadas à pandemia de covid-19, Kalil falou sobre a eficácia das vacinas atualmente utilizadas na prevenção da doença e detalhou o estudo que vem desenvolvendo em seu laboratório acerca de um spray nasal contra a covid-19. Dentre as vantagens desse tipo de imunizante estariam a indução a uma memória imunológica longa, a ausência de efeitos adversos graves e o baixo custo de produção.

Kalil conceituou ainda em sua conferência a importância da análise de dados e gestão da informação para o campo da saúde. "Dados são tudo, mais que dados é a informação que conseguimos a partir dos dados, desde o atendimento ao paciente até as políticas públicas em saúde nos tempos de pandemia", disse.

"Há uma quantidade de informação que a gente precisa saber e isso deve ser muito bem estruturado no Brasil em todos os níveis para sabermos exatamente quais atitudes precisam ser tomadas, desde o cálculo de leitos hospitalares, quantidade de oxigênio, quantidade de vacinas, remédios, kits de intubação e, também, como são as variantes espalhadas pelo Brasil, se a doença está mais grave ou menos grave e em quais faixas etárias", ilustrou o professor.

O VI SINFORGEDS é uma realização do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFC, em parceria com a Biblioteca Universitária, com o canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube e com o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Tadeu Feitosa, da Comissão de Comunicação e Informação do VI SINFORGEDS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.