Reitor recebe estudante do Curso de Direito e conselheiro do UNICEF em reunião sobre combate ao trabalho infantil

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (24), o estudante Felipe Caetano, do 3º semestre do Curso de Direito-Noturno da UFC. Por duas vezes, o aluno representou o Brasil em conferências internacionais sobre direitos das crianças e adolescentes e combate ao trabalho infantil: a primeira em 2019, presencialmente, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), e a segunda este ano, em um evento virtual com representantes de 65 países. Além de Felipe, também esteve no encontro a estudante Beatriz Santiago, do 3º semestre de Direito-Diurno da UFC.

Foto do estudante Felipe Caetano ladeado pelo vice-reitor Glauco Lobo e pelo reitor Cândido Albuquerque

A coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, elogiou a atuação do estudante em organismos internacionais, classificando-o como um “ativista participativo e um exemplo”. No início de maio, ele foi um dos entrevistados em uma edição especial do programa Experiências Inspiradoras para recepção dos calouros da Universidade.

Há cinco anos, Felipe Caetano se engajou em comitês formados por jovens de todo o Brasil no Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Recentemente, tornou-se conselheiro do UNICEF, ingressou no Curso de Direito no início da pandemia e passou a fazer parte do Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS), da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC. Felipe compartilhou a iniciativa de um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Ceará que proíbe a concessão de título de cidadão cearense a pessoas condenadas por violar direitos de crianças e adolescentes.

“Desde os meus 14 anos, comecei o ativismo contra o trabalho infantil e contra a exploração de crianças e adolescentes. No nosso País e no mundo, infelizmente, há milhões de crianças e adolescentes submetidos à exploração, inclusive ao trabalho escravo. Como estudante de Direito, tenho utilizado muito o que aprendo na faculdade para a minha atuação”, afirmou Felipe Caetano.

O reitor Cândido Albuquerque enalteceu o trabalho de estudantes como Felipe Caetano, parabenizando-o pelo modelo de responsabilidade, dedicação e cidadania. “A Universidade é grande justamente porque tem alunos como vocês, e professores como os que estão aqui. Esse olhar específico para as crianças é muito importante, porque criança é para brincar, estudar e ser feliz. Criança não é para trabalhar”, pontuou o reitor.

Participaram da reunião o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho; o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt; a procuradora-geral e docente da Faculdade de Direito da UFC, Profª Janaína Castelo Branco; o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. William Marques, e o superintendente e o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Everton Parente e Eduardo Palheta, respectivamente.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.