UFC e Secretaria de Saúde de Fortaleza reúnem-se para discutir parcerias e gestão de leitos

Representantes da Universidade Federal do Ceará e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) reuniram-se, nesta quinta-feira (24), para estreitar as já existentes parcerias entre a UFC e a gestão municipal de saúde e pautar a regulação dos leitos disponíveis no Complexo Hospitalar da Instituição. 

Da parte da UFC, integraram a reunião o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Prof. Arnaldo Peixoto; o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo Filho; o chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED, Prof. Fernando Siqueira; e os professores da FAMED e do Serviço de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Prof. Huygens Garcia e Prof. Fernando Barroso.

Imagem: Representantes da Universidade Federal do Ceará e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza tratam de parcerias e regulação de leitos em reunião na reitoria. (Foto: Viktor Braga).

Da SMS, estiveram presentes a secretária de Saúde, Ana Estela Leite; o coordenador das redes pré-hospitalar e hospitalar de Fortaleza, João Batista Silva, e o coordenador das redes de atenção primária e psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares.

O encontro foi aberto pelo vice-reitor, com a menção a um estreitamento de relações iniciado ainda no reitorado do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra e potencializado agora pela atual gestão. "A aliança entre UFC e Prefeitura de Fortaleza na área da saúde é extremamente profícua para a população usuária do sistema público. E nesta gestão temos afinado o relacionamento com a Prefeitura como um todo, não só com a pasta da saúde", frisou o Prof. Glauco Lobo. Já o reitor Cândido Albuquerque fez questão de destacar a relevância e o altíssimo nível do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores médicos da UFC: "Estamos falando de equipes que são referência, que prestam serviços de extrema qualidade e não só isso: estão produzindo conhecimento e formando profissionais de ponta que darão continuidade a esse legado de assistência, continuando na condução desses serviços médicos".

Em seguida, o Prof. João Macedo Filho pautou a grande prioridade do encontro, que foi uma discussão sobre o sistema de regulação de leitos do Complexo Hospitalar da UFC, que obedece a normativos legais do município e tem sua gestão conferida à Secretaria Municipal de Saúde. "O sistema, infelizmente, não contempla as especificidades de uma unidade hospitalar de ensino, em especial um hospital terciário como o nosso. Precisamos prever determinados procedimentos de maior agilidade, determinadas ações que, hoje, dentro desse sistema, não são permitidas. É preciso pensar sobre como atender a essas especificidades levando em conta tanto o ponto de vista assistencial quanto de ensino e pesquisa", defendeu o diretor, citando como exemplo dificuldades administrativas na condução do caso de uma paciente internada com síndrome neurológica pós-covid-19.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar, as unidades de saúde da UFC têm contextos muito particulares por sintetizar a tríade ensino-pesquisa-assistência. "Não podemos tratar os diferentes de forma igual. É questão de pensar alternativas, como a inserção de alguém da secretaria para atuar nessa regulação de leitos de dentro dos hospitais universitários, conferindo mais proximidade com as atividades de nossas faculdades. Juntos, podemos chegar a um modelo de atendimento e gestão que seja melhor para a população", afirmou o gestor, com quem concordou o Prof. Cândido Albuquerque. "Não se trata de privilegiar, mas de priorizar, levando em consideração toda uma realidade que é muito diferente da de outros equipamentos", apontou o dirigente máximo da UFC.

Imagem: Foto da secretária de saúde, Ana Estela Leite, e do Reitor Cândido Albuquerque durante encontro sobre gestão de leitos. (Foto Viktor Braga)

A secretária de Saúde frisou a importância de ambas as partes constituírem novos protocolos que possibilitem uma efetiva regulação dos leitos, ajudando a construir um olhar diferenciado por serem hospitais-escola. "Já avançamos muito, mas precisamos mesmo atender de maneira mais organizada a essas demandas. Às vezes, é preciso enfrentar um choque de gestão e desconstruir toda uma cultura para evoluir neste sentido", disse Ana Estela, explicando as intersecções entre os sistemas de regulação de leitos do Estado e da Prefeitura. A secretária também demarcou que UFC e SMS têm interesses comuns, e que o estabelecimento conjunto de parâmetros pode ser uma realidade em breve.

Professores da UFC com atuação intensa nos serviços hospitalares da casa, como Fernando Siqueira, Huygens Garcia e Fernando Barroso, chamaram a atenção para o fato de que é preciso sempre pensar em minimizar os prejuízos ao atendimento do cidadão. Uma possível alternativa indicada pelo Prof. Siqueira foi a instituição de uma "cota acadêmica" de leitos, cuja regulação ficaria a cargo da UFC, não comprometendo suas atividades-fim. Já o Prof. Fernando Barroso acrescentou ser necessário encontrar uma saída jurídica que resguarde a Universidade, sem dificultar a jornada de tratamento, por exemplo, de pacientes oncológicos.

Dentre os próximos encaminhamentos está a realização de reuniões entre representantes da Reitoria, FAMED, EBSERH e as centrais de regulação do Estado e do Município, para planejar e viabilizar as mudanças.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.