UFC e SPU assinam termo de cessão de imóvel para o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o titular da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), coronel Vandesvaldo Carvalho, assinaram, nessa quinta-feira (24), na Reitoria, o termo de cessão de uso do edifício que abrigava a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT), no Centro de Fortaleza, para a UFC. O prédio será utilizado pelo Complexo Hospitalar da Universidade, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Reitor e Superintendente da SPU assinam termo de cessão de imóvel

O edifício, de quatro pavimentos e cerca de 3 mil metros quadrados, está localizado na Rua 24 de Maio, 178, e será destinado a atendimentos de saúde, atividades administrativas e guarda de arquivos, liberando espaço nos hospitais universitários para a melhoria do ensino, com a criação de ambientes didáticos, e da assistência em saúde, prestada nos ambulatórios e ao paciente internado. Possibilitará ainda a estruturação de um centro cirúrgico oftalmológico, que garantirá maior qualidade na oferta dos serviços contratualizados (acordados por meio de contrato de gestão com a prefeitura), além do aumento da capacidade da realização de procedimentos de alta complexidade cirúrgica (FAEC).

"Com esse espaço e a melhoria da contratualização com o SUS, via Secretaria Municipal da Saúde, poderemos ampliar em número e em qualidade a prestação de serviços essenciais para a população e a excelência na formação de nossos alunos", anunciou o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior.

Na ocasião, o Prof. Cândido Albuquerque ressaltou que a parceria com a EBSERH tem engrandecido em muito a assistência, a formação de pessoal e a pesquisa em saúde no âmbito da Universidade e atribuiu a liberação do edifício ao reconhecimento da SPU à qualidade desse serviço. "Esse imóvel representa não só o crescimento do patrimônio físico mas também da qualidade do trabalho que iremos prestar. Para muitos cidadãos de Fortaleza e do Interior, o Complexo Hospitalar é a única opção, seu ponto de apoio. É isso que nos move: sentimento de solidariedade, de atenção ao próximo, de auxílio a quem precisa. Assumimos a responsabilidade de fazer com que esse prédio venha a contribuir para aliviar a dor de muitas pessoas", completou.

A cessão é uma conquista após meses de planejamento e diálogo entre as partes. O coronel Vandesvaldo Carvalho explicou que a destinação do patrimônio foi cuidadosamente avaliada, porque outros órgãos também tinham interesse e, portanto, a decisão foi exclusivamente técnica. "Sabemos que esse imóvel vai contribuir com a política pública de saúde, do bem servir, e sabemos da qualidade da UFC. Sejam felizes, usem muito bem esse patrimônio e que Deus nos recompense pelo bem que fazemos a pessoas que nem conhecemos ou até a nós mesmos, no futuro. Que seja um instrumento que melhore as condições de trabalho dos colaboradores da UFC, um instrumento para a melhoria da saúde da população", declarou.

Saiba mais sobre a reunião:

Além dos gestores citados, a solenidade contou com a presença do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; da gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri; do superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech; e de gestores da SPU/CE e da SRT/CE. O presidente e o vice-presidente executivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), general Oswaldo Ferreira e coronel Eduardo Chaves Vieira, respectivamente, também participaram da solenidade, por videoconferência, de Brasília.

O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), tem cerca de 4 mil colaboradores e é gerido pela EBSERH, por meio de contrato de gestão com a UFC, desde novembro de 2013.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.