Abertas inscrições para curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais

Estão abertas, exclusivamente pela Internet, as inscrições para o curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. A atividade, gratuita e on-line, é promovida pela Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Educação de Sobral. 

As inscrições seguem até 31 de julho para estudantes de graduação, professores e gestores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas, pesquisadores e demais interessados no tema. 

Ilustração de professor em frente a uma tela, com estudante sentado sobre livros

A formação terá como premissa as competências gerais da Base Comum Curricular: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; responsabilidade e cidadania. 

Também serão abordados temas como gestão escolar e educacional, avaliação, docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, pensamento computacional, ensino a distância, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros. 

As aulas ocorrerão ao vivo às sextas-feiras e aos sábados, das 14h às 17h, durante o período de agosto a novembro, pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e ficarão gravadas para revisão de conteúdo e para os cursistas que não conseguirem assistir às aulas ao vivo.

A cada mês será realizada uma atividade avaliativa, totalizando quatro avaliações. A Pró-Reitoria de Extensão da UFC emitirá certificado de 180 horas para os participantes que alcançarem nota sete na média final.

Mais informações no blog do Laboratório Digital Educacional da UFC.

Fonte: Prof. Francisco Herbert Lima, docente da UFC e secretário de Educação de Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.