UFC e SEBRAE firmam plano de trabalho para reforçar ambiente de empreendedorismo inovador

A Universidade Federal do Ceará e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) firmaram acordo para executar o plano de trabalho 2021, dentro do convênio de cooperação técnica entre as instituições. Neste ano, além de incluir novamente as equipes que participam do Empreende UFC, serão apoiadas tanto as startups incubadas no Parque Tecnológico (PARTEC) como também o próprio parque.

As ações fazem parte da política da atual gestão da UFC de impulsionar o ecossistema interno de empreendedorismo e inovação, de forma alinhada às demandas da sociedade. Com essa diretriz, nos últimos dois anos foram lançados o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e o programa Empreende UFC, além do primeiro edital de incubação do PARTEC e do Centro de Referência em Inteligência Artificial. 

Imagem: Foto de parte da fachada do prédio do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação. Em primeiro plano, a placa com a logo do Condomínio. Ao fundo, prédio branco (Foto: Viktor  Braga/UFC)

"Agora, estamos renovando o convênio com o SEBRAE, que se tornou um parceiro muito próximo da UFC. Fizemos um convênio no ano passado para apoiar nossas startups, e isso foi muito bem-sucedido. E agora ampliamos esse convênio, incluindo nosso Parque Tecnológico. Estamos no caminho certo. É fundamental que a UFC dialogue o mais próximo possível com o SEBRAE. É um momento muito feliz", sintetiza o reitor, Prof. Cândido Albuquerque.

"Com a continuidade desse convênio, o SEBRAE Ceará quer potencializar talentos e vocações, de forma que os universitários participantes, através dos conhecimentos, ferramentas e inovações que vão encontrar nas capacitações do Sebrae Ceará, possam despertar para a possibilidade de desenvolverem negócios que nunca imaginaram ser capazes", avalia o diretor técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto. "Que eles percebam caminhos para a construção de novos e antigos sonhos e que possam, efetivamente, trilhar um futuro como empreendedores", completa.

O PLANO DE TRABALHO  O trabalho enfocará quatro ações principais a serem desenvolvidas até o fim do ano, envolvendo capacitações, mentorias e consultorias técnicas e gerenciais. No total, serão investidos R$ 139,5 mil nessas atividades para aprimorar o ambiente de empreendedorismo inovador na Universidade. 

Uma das ações trabalha com as equipes de estudantes, professores e servidores do Empreende UFC. O programa apoia estudantes que participam de projetos de empreendimentos inovadores. Esse segmento já havia participado da parceria com o SEBRAE no ano passado e deve continuar no atual plano de trabalho. Está prevista a participação de 40 equipes no programa de pré-aceleração Startup CE, com acesso a capacitação e mentorias em negócios inovadores e a investimentos. As atividades serão realizadas entre agosto e outubro deste ano. 

Outro eixo está voltado para as quatro spin-offs (startups acadêmicas) que recentemente começaram a ser incubadas no PARTEC. Esses grupos estão em uma fase mais avançada tecnologicamente em relação aos participantes do Empreende UFC e possuem, inclusive, empresas já formalizadas. São duas ações para esse segmento: 1) cursos e capacitação on-line e sob demanda; 2) mentorias e consultorias em áreas como gestão de negócio, estudo de viabilidade, planejamento tecnológico, valoração de tecnologias e acesso a investimentos.

O último eixo diz respeito ao próprio PARTEC, que terá acesso aos serviços de consultoria do SEBRAE para obter a certificação nacional Cerne 1. Essa certificação atesta a adoção pela incubadora das boas práticas de mercado e permite ao PARTEC participar de editais e acessar financiamento de instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

IMPORTÂNCIA  "Isso é fundamental", diz o diretor do PARTEC, Prof. Fernando Nunes, que vê o plano como parte de um ciclo virtuoso do movimento inovador. Para ele, à proporção que esse plano vai sendo cumprido, o conhecimento vai sendo internalizado pelos agentes participantes do ambiente de inovação da UFC e sendo devolvido à própria sociedade, na forma do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que apoiem comércio, indústria e agricultura.

Para o Prof. Abrãao Freires Júnior, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), isso só é possível quando instituições relevantes, como UFC e SEBRAE, se aproximam para fortalecer, de forma estratégica, o ecossistema de empreendedorismo inovador do Estado como um todo.

Opinião semelhante é compartilhada pelo gerente da Unidade dos Ambientes de Inovação do SEBRAE, Herbart Melo. "A parceria irá contribuir e incentivar a base de empreendedorismo e inovação na pauta diária dos estudantes e pesquisadores da Universidade. As ações que surgiram e/ou serão fortalecidas, rogo e acredito que, além de contribuir com o Ecossistema Local de Inovação, irão consolidar nosso município de Fortaleza e o Ceará no contexto das cidades inovadoras do País", diz.

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do CEMP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.