Dois alunos e uma recém-egressa da UFC são premiados em competição mundial de TI da Apple

Dois estudantes da Universidade Federal do Ceará e uma aluna recém-egressa brilharam no prêmio Swift Student Challenge, competição mundial que antecipa a Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da Apple. Renata Faria, formada em Sistemas e Mídias Digitais na UFC em maio deste ano, e os estudantes de Engenharia de Computação José João Silva Nunes e Samuel Sales Furtado estão entre os 350 premiados de todo o mundo.

Imagem: Renata Faria, José João Nunes e Samuel Sales estiveram 10 cearenses premiados na competição da Apple

No total, o Swift Student Challenge premiou 90 brasileiros, dos quais 10 cearenses, destacando-se a UFC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tradicionalmente, o evento acontece todos os anos na Califórnia, mas, em 2021, devido à pandemia, ocorreu no formato virtual.

Os participantes tiveram de demonstrar criatividade, inovação e habilidades em programação, utilizando a linguagem Swift, da Apple. Eles foram desafiados a desenvolver um “playground” interativo de três minutos, ou seja, um ambiente interativo virtual, com tema de livre escolha. Os projetos foram avaliados com base na criatividade, complexidade técnica e conteúdo escrito do projeto e do perfil do competidor.

A competição ocorreu em maio e os vencedores tiveram, como uma das recompensas, a participação na WWDC, realizada em junho. A conferência anual da Apple apresenta novas tecnologias da empresa e é um fórum importante de programadores. Além disso, eles tiveram um ano de gratuidade da conta de desenvolvedor iOS na App Store e receberam vários itens oficiais da competição, como casacos, broches, dentre outros.

VISIBILIDADE E CONFIANÇA – A competição estudantil teve impacto importante na carreira dos jovens da UFC. "É uma coisa bem massa para quem trabalha com desenvolvimento. Me deu muita visibilidade", disse Renata Faria, que ganhou a competição pela quarta vez e, por causa de seu projeto no Swift Student Challenge, foi selecionada para uma vaga de trabalho na maior plataforma on-line de delivery do Brasil.

Imagem: O Swift Student Challenge é voltado para estudantes de todo o mundo e premia 350 jovens anualmente

Samuel Sales, por sua vez, disse que a premiação rendeu dose extra de ânimo pessoal e profissional. "Senti-me gratificado pelas horas que estudei a mais. Essa conquista deu um up na minha confiança, que não estava muito boa. A competição me mostrou o quanto eu evoluí emocionalmente e tecnicamente", comemorou o estudante.

Assim como Samuel, José João também relatou o sentimento de orgulho e de compensação pelas muitas horas de esforço "para entregar um projeto legal e, mais importante, que a gente goste". Ele também contou que, além da experiência da competição, a participação na WWDC abriu novos horizontes de conhecimento.

"São muitos conteúdos diferentes, você abre os olhos para novos assuntos. Eu estou trabalhando muito com desenvolvimento mobile, de aplicativos para celular. Eu via, por exemplo, um assunto sobre acessibilidade e ficava: 'Como nunca pensei isso?' Você começa a ficar mais engajado com um mar de coisas. Isso te engaja a querer estudar mais a sua área e a querer fazer coisas melhores", afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.