Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH lança Relatório Institucional 2020 em formato digital

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), divulgou o Relatório Institucional 2020 com avanços na assistência à saúde, no ensino, na pesquisa e na extensão. Disponível gratuitamente em formato digital, o documento foi lançado na última sexta-feira (2) e apresenta os principais resultados das unidades do Complexo Hospitalar no ano passado, diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19.

Imagem: tela de computador com a capa do Relatório Institucional 2020 do Complexo Hospitalar da UFC

O relatório possui 112 páginas e está organizado em seis capítulos: Governança, Superintendência, Gerência Administrativa, Gerência de Ensino e Pesquisa, Gerência de Atenção à Saúde do HUWC e Gerência de Atenção à Saúde da MEAC. As informações podem ser consultadas no site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A coordenação editorial ficou a cargo das Unidades de Comunicação Social do HUWC e da MEAC e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa).

Em uma linguagem simples, o Relatório Institucional 2020 inclui uma série de fotos, gráficos e pictogramas para proporcionar uma leitura agradável, além de fácil localização dos indicadores de interesse. Pela primeira vez, o HUWC e a MEAC produziram um relatório conjunto, com o propósito de fortalecer a cultura da transparência na gestão pública. Com ênfase na sustentabilidade, optou-se por priorizar o formato digital, que pode ser compartilhado sem custos, e por uma tiragem mínima da publicação.

O relatório reúne informações sobre temas como atendimentos clínicos, execução orçamentária, ações e campanhas de comunicação social. Atualmente com 4.445 colaboradores, entre servidores da UFC, funcionários públicos da EBSERH, trabalhadores terceirizados e residentes, o Complexo Hospitalar da UFC é o quarto maior da rede EBSERH. Em um universo de R$ 12,4 bilhões do orçamento geral de todos os hospitais universitários da rede no ano passado, o Complexo Hospitalar da UFC participou com R$ 637,6 milhões, o que equivale ao segundo maior orçamento do País.

De janeiro a dezembro de 2020, a Ouvidoria do HUWC recebeu 758 manifestações pela plataforma Fala.Br, com tempo de retorno de 2,8 dias úteis, em média, e 0,1% de solicitações pendentes. No mesmo período, a Ouvidoria da MEAC registrou 531 manifestações, com tempo de retorno de 5,4 dias úteis, em média, e 1,1% de pendências. Os principais assuntos demandados às ouvidorias envolveram cirurgias, consultas, exames e direitos e deveres de pacientes e acompanhantes.

ESTATÍSTICAS – Em 2020, aconteceram na MEAC 4.999 partos, 1.950 outras cirurgias e 42.959 atendimentos obstétricos e multiprofissionais de emergência. Já no HUWC, foram feitos 3.272 procedimentos cirúrgicos, sendo 136 transplantes de órgãos. Foram ainda realizados 1.100.606 exames e 224.866 atendimentos ambulatoriais nas duas unidades do Complexo Hospitalar. No Banco de Leite Humano da MEAC, ocorreram 63.755 atendimentos a gestantes e lactantes. 

No primeiro ano da pandemia, 215 pacientes com covid-19 foram internados em enfermarias e unidades de terapia intensiva do HUWC. Na MEAC, foram 61 internações de pacientes com a doença. No mesmo período, nenhum colaborador, residente ou terceirizado faleceu de covid-19. 

Ainda no ano passado, todo o conteúdo dos sites do HUWC e da MEAC migrou para o novo portal do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, que segue o padrão gov.br. 

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.