Na Reitoria, Prof. Rodrigo Porto é empossado como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

A administração superior da Universidade Federal do Ceará conta com um novo nome à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Foi empossado como pró-reitor pelo reitor Cândido Albuquerque, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (9), na sala do Conselho Universitário, o Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti.

O docente sucede o Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, que deixa a pró-reitoria para assumir a direção do novo Centro de Excelência em Políticas Educacionais, unidade multidisciplinar e multicêntrica vinculada à Reitoria, que consistirá em um centro de ciência de dados aplicada à educação. A cerimônia de posse foi conduzida pelo reitor Cândido Albuquerque e contou com a presença do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, dos pró-reitores, de servidores da PRPPG e de docentes do Centro de Tecnologia, ao qual o novo pró-reitor é vinculado.

Imagem: Da direita para a esquerda: Prof. Jorge Lira, Prof. Rodrigo Porto, Prof. Cândido Albuquerque e Prof. Glauco LoboDespedindo-se do cargo, o Prof. Jorge Lira expressou gratidão pelo convite – uma escolha eminentemente técnica, apontou – para integrar a atual gestão, que trouxe um novo desenho organizacional e uma outra experiência de Universidade. Ele afirmou ainda que a PRPPG é uma das pró-reitorias mais importantes e estratégicas da Instituição, "exigindo não 100, mas 400% do tempo de quem assume sua liderança".

Segundo ele, enquanto esteve à frente da PRPPG, chegou o convite para ser Cientista-Chefe da área de Educação Básica pelo Governo do Estado. O docente, então, passou a desenvolver em paralelo duas missões que exigiam ampla dedicação. "Junto com a Secretaria de Educação do Estado, temos desenvolvido mecanismos de avaliação de aprendizagem, produção de material em matemática e ciências, além de coordenado uma equipe de mais de 50 pesquisadores. Foi preciso fazer uma escolha, então me despeço da pró-reitoria para assumir a direção do centro. Porém, continuo no barco, em outra posição; saio da proa para a popa. Queremos levar a universidade do século XXI para transformar a escola do século XXI", declarou Lira, mencionando que, enquanto o Prof. Rodrigo Porto estará no gerenciamento da pesquisa de ponta, ele levará essa produção para modificar a realidade do ensino básico.

De acordo com Rodrigo Porto, nesses quase dois anos na condição de adjunto, foi possível conhecer a pujança da UFC como entidade que produz conhecimento, forma cientistas e cria tecnologias nos diversos setores da atividade humana. "Os desafios na pesquisa e pós-graduação em uma universidade brasileira e cearense, que almeja ser inserida no contexto internacional, são consideráveis, mas ao mesmo tempo fascinantes", disse o novo pró-reitor, elencando como pontos desafiadores gestão eficiente, melhoria do ensino de pós-graduação, internacionalização de pesquisas e fomento à inovação e à propriedade intelectual.

Ele reforçou, em sua fala, ter total confiança na equipe de colaboradores da PRPPG, na exemplar comunidade de cientistas da casa e no dedicado corpo discente de pós-graduação para alcançar objetivamente essas e outras metas traçadas pela administração superior.

Uma questão à qual a gestão em curso é bastante sensível e que a PRPPG pretende continuar investindo esforços, segundo o novo pró-reitor, é o estímulo a uma ciência ética, articulada com iniciativas de empreendedorismo de base tecnológica e aplicada a serviço da sociedade. "Este é um debate que a UFC precisa ter protagonismo, para que a ciência não se torne um fim em si mesma, seja como mero indicador quantitativo em um contexto produtivista, na baixa qualidade dos seus resultados e consequente descrédito, ou seja na manipulação midiática dos seus achados", defendeu.

Para o Prof. Cândido Albuquerque, foi uma grande alegria ter contado com a expertise de um cientista vocacionado como o Prof. Jorge Lira à frente da política de pesquisa e inovação da Universidade. "É um trabalho que ficará gravado na história de nossa UFC e será certamente continuado pelo Prof. Rodrigo Porto, a quem também dou calorosas boas-vindas. Seu desprendimento, ao deixar uma pró-reitoria para assumir um centro de pesquisa e inovação em educação, é prova incontestável de compromisso com a educação básica", frisou o reitor.

Imagem: Rodrigo Porto assina termo ao lado do Prof. Glauco LoboAlém da honra de conduzir uma das pró-reitorias mais antigas, quase da mesma idade que a própria UFC, o Prof. Rodrigo disse sentir forte orgulho dos colegas que o antecederam, em especial do Prof. Jorge Lira, a quem agradeceu pela amizade e pela parceria. Ele destacou que o senso de urgência que a Reitoria, notadamente, emprega em suas ações é nada mais que um eco do que a sociedade brasileira espera das instituições públicas de ensino e pesquisa. "Que sejamos uma universidade que faça mais e melhor, de forma mais eficiente, com menos burocracia, com processos mais definidos e com prazos mais previsíveis. São estas as dimensões que nos permitirão escalar os rankings internacionais e colocar a UFC num patamar compatível com o que sabemos ser a capacidade intelectual ímpar do povo e da sociedade cearense", finalizou o novo pró-reitor.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a posse do novo pró-reitor

CONHEÇA O PRÓ-REITOR – Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFC, com doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor titular do Departamento de Engenharia de Teleinformática e docente do Programa de Pós-Graduação da área, fundou e coordena o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL). É bolsista de produtividade em pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na UFC, foi também presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Ficou 20 meses como pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, função que agora deixa para assumir como pró-reitor.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.