Futsal Feminino da UFC disputa semifinal de estadual neste sábado (10); times de basquete e futebol masculino estreiam neste fim de semana

A equipe de Futsal Feminino da Universidade Federal do Ceará avançou mais uma casa no campeonato estadual e segue, neste fim de semana, para a semifinal. A disputa ocorrerá neste sábado (10) no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFC, localizado na Av. da Universidade, 2762, Benfica, sem a presença de público.

Foto posada do time de futsal feminino da UFC ao lado da comissão técnica

A disputa está marcada para as 14h contra o Sumov Atlético Clube pelas semifinais do Campeonato Cearense Adulto, realizado pela Federação Cearense de Futsal. Se ganhar, a equipe disputará a final na manhã do domingo (11) contra o time vencedor da partida entre Faculdade Ateneu e Crateús.

Outra equipe que entra na Quadra do CEU neste sábado (10) é a de Basquete Masculino da UFC. O time enfrentará, às 10h, o Esquadrão DL no primeiro jogo da temporada 2021 na Liga Cearense de Basquete. Quem também estreia neste sábado é o Futebol Masculino da UFC na competição adulto do Campeonato Cearense de Futebol 7 (Fut7). A disputa será contra o XM Futebol Clube, às 14h30min, no Alvo Futebol Society (Av. Comodoro Estácio Brígido, 2263, Luciano Cavalcante).

De acordo com o coordenador de atividades desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, Wildner Lins, todas as partidas e os treinos realizados nas dependências da Universidade seguem os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, "com a oferta de álcool em gel, aferição de temperatura corporal e oxigenação sanguínea".

Além disso, as equipes utilizam vestuários separados e todos os atletas preenchem um inquérito informando sua condição de saúde. As partidas e os treinos ocorrem sem a presença de público e, quando há mais de uma rodada por turno, as equipes do horário seguinte só entram no local após a saída dos times do jogo anterior.

TREINOS – Para conseguir o desempenho esperado nas competições, as equipes da UFC seguem realizando treinos com todos os cuidados sanitários. No caso das atletas do futebol, os exercícios não pararam nem mesmo durante o período de isolamento social rígido, quando os treinos foram para a modalidade virtual.

"Antes de voltar para os treinos presenciais, a gente treinava on-line, pelo Google Meet. Entrávamos na sala com a câmera ligada em cantos estratégicos do ambiente. O Wildner mostrava os vídeos e a gente ia fazendo e eles [coordenador e assessores de desporto da PRAE] iam dizendo o que a gente tinha que melhorar", explica a estudante do oitavo semestre do curso de Educação Física, Luana Nunes, ala da equipe de Futsal Feminino da UFC.

De acordo com o coordenador de Atividades Desportivas da PRAE, Wildner Lins, neste ano, os treinos presenciais na UFC ficaram suspensos de fevereiro a maio por causa do recrudescimento de casos de covid-19 no Ceará. As atividades presenciais retornaram após o Decreto nº 34.067, de 15 de maio de 2021 do Governo do Estado, ainda assim, de forma gradual.

"Para voltar aos treinos [presenciais], as atletas precisaram apresentar o resultado de teste [por meio de um] swab", comenta, observando ainda o cuidado de separar os treinos das equipes para evitar aglomeração.

"A gente não podia tirar a máscara em nenhum momento do treino", destaca Luana, lembrando que, inicialmente, as atividades voltaram apenas por 45 minutos em grupos reduzidos de cinco atletas.

Fonte: Wildner Lins, coordenador de Atividades Desportivas da PRAE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.