Empossados novos membros do Conselho Editorial da UFC; ex-reitor Paulo Elpídio preside

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, empossou, nesta segunda-feira (12), o ex-reitor da UFC (1979-1983), Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto, como presidente do Conselho Editorial da Universidade. A solenidade, em que também tomaram posse os demais conselheiros, foi realizada na Reitoria e contou com a presença de autoridades da gestão superior da Instituição.

O Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração, abriu a reunião manifestando satisfação pela posse do Prof. Paulo Elpídio, "grande intelectual que trará enormes ganhos para a editora", e pela reestruturação do conselho, que, segundo ele, "irá adequar a Universidade a um modelo mais dinâmico e efetivo", a partir da elaboração de uma política editorial "mais clara e definida".

Imagem: Novos membros do Conselho Editorial da UFC

Por sua vez, o Prof. Paulo Elpídio reafirmou a importância de estabelecer diretrizes editoriais para as publicações da Universidade e relembrou sua trajetória na UFC como revisor, empacotador de livros, diretor da Imprensa Universitária e reitor. Segundo o gestor do conselho, "é uma surpresa e uma satisfação o reencontro com a Universidade", principalmente nesse encargo, uma vez que os livros são, para ele, "uma mania, um desvio de conduta e um amor" aos quais se dedica há anos.

Foram empossados como conselheiros representantes de instâncias universitárias o Prof. Jorge Lira, da administração superior; Joaquim Melo, da Imprensa Universitária; Felipe Ferreira, do Sistema de Bibliotecas; Maria Pinheiro, da Secretaria de Cultura Artística; e como representantes docentes os professores Paulo Matos, diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); Sueli Cavalcante, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC); Ana Fátima Carvalho, do Departamento de Enfermagem; e Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada.

O presidente recém-empossado explica a função do Conselho Editorial e os planos para a gestão.

Emocionando, o Prof. Cândido Albuquerque declarou que a posse do conselho foi "um momento extremamente significativo" em sua vida. "Hoje estou empossando o reitor que me graduou. Sou uma pessoa muito emotiva e isso me toca profundamente", explicou. O gestor máximo da UFC enfatizou ainda que "é preciso que a Universidade resgate sua identidade editorial, por mais plural que seja a Instituição", e expressou sua expectativa de que a UFC "seja referência nacional em produção e divulgação de cultura e ciência".

O reitor da UFC esclarece os objetivos da reformulação do conselho e expõe as expectativas para a editora.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.