UFC recebe doação de terreno no Eusébio; local abriga centro de estudos vinculado ao LABOMAR

A Universidade Federal do Ceará ‒ após articulação empreendida pelo Gabinete do Reitor ‒ recebeu, no último dia 28 de junho, a confirmação de uma importante doação feita pela Prefeitura do Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, a gestão municipal cedeu à Universidade o terreno onde funciona o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), unidade avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC.

Trata-se de uma importante aquisição para a UFC, fruto de intensa mobilização realizada pela gestão da Universidade nos últimos meses e que resultou também na obtenção, junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), de um prédio no Centro de Fortaleza, que será utilizado pelo Complexo Hospitalar da UFC ‒ vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Imagem: Vários tanques de água dispostos em fila, no chão, no local onde funciona o CEAC (Foto: Viktor Braga/UFC)

O reitor Cândido Albuquerque classifica as novidades como "uma conquista maravilhosa", sobretudo por representarem incrementos importantes em diferentes frentes de atuação da Universidade. "Estou muito feliz com essas duas conquistas da Universidade. Não apenas porque estão aumentando o patrimônio da Instituição, mas fundamentalmente porque estão aumentando nossa capacidade de pesquisa, no caso do CEAC, e de atendimento e administração, no caso do Complexo Hospitalar", comemora o reitor. Em novembro de 2020, ele e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, visitaram o CEAC e conheceram pesquisas desenvolvidas na unidade.

O terreno obtido no Eusébio tem 44.524 metros quadrados de área e está localizado no loteamento denominado Alphaville Fortaleza, situando-se às margens do estuário do rio Pacoti e próximo à praia do Porto das Dunas (veja no mapa). A doação foi ratificada pela Câmara Municipal do Eusébio, que aprovou por unanimidade, na sessão de 28 de junho, o Projeto de Lei Ordinária nº 61/2021, de autoria do prefeito Acilon Gonçalves.

"A Prefeitura procurou viabilizar a doação do terreno, pelo fato de na localidade já haver uma grande parceria entre o LABOMAR/UFC e a Prefeitura, principalmente envolvendo a comunidade da área, como o projeto com marisqueiras, trabalhando junto para a sustentabilidade do rio Pacoti. Isso é muito importante para o meio ambiente e para o município do Eusébio", afirma o prefeito Acilon Gonçalves.

Imagem: Tanques cobertos com plástico preto, nos quais são realizados estudos acerca de rações para camarão (Foto: Jr. Panela/UFC)

O gestor municipal destaca ainda que a ideia é manter a articulação entre a Prefeitura e a UFC, e que novas parcerias com o CEAC devem ser viabilizadas em breve, visando principalmente à conservação do rico ecossistema da região.

A diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Menezes, explica que a incorporação do terreno à UFC possibilita mais investimentos no CEAC e, também, mais desenvolvimento sustentável para o Eusébio. Ela frisa que a medida traz segurança jurídica para a comunidade acadêmica e para a sociedade, além de contribuir para a expansão institucional que a Universidade projeta em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

"A doação desse terreno representa também uma grande contribuição ao futuro do desenvolvimento do setor de economia do mar na área de biotecnologia marinha no Estado do Ceará", acrescenta Ozilea Menezes. Como exemplos de potencial de retorno econômico e socioambiental, ela cita: aquisição de know-how em reprodução e cultivo de peixes marinhos; repovoamento e proteção dos estoques pesqueiros; desenvolvimento de pesquisas e incremento da produção científica; formação e treinamento de estudantes em aquicultura de peixes marinhos; capacitação de técnicos e pescadores locais em aquicultura marinha, entre outros pontos.

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque durante visita ao CEAC, segurando um camarão próximo a um tanque (Foto: Viktor Braga/UFC)

NOVOS PROJETOS ‒ A doação potencializa uma série de projetos previstos para o CEAC nos próximos anos. Entre os principais está a construção de um novo bloco, que funcionará como centro de formação e pesquisa, com a finalidade de apoiar as atividades didáticas dos cursos de graduação em Oceanografia e em Ciências Ambientais, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. A ideia é proporcionar a todos os alunos a aprendizagem de técnicas de coleta e análise de dados aplicadas em estudos costeiros e ambientais, com o emprego de abordagens multi e interdisciplinares. Também estão previstas melhorias nas instalações dos laboratórios e incremento nos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos.

Há também um projeto ‒ em estágio avançado ‒ desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e o Instituto Verde Luz que visa à implementação de um quarentenário de tartarugas marinhas no CEAC. Trata-se de uma estrutura para atendimento emergencial a tartarugas encalhadas em regiões nos municípios Eusébio, Aquiraz e Fortaleza.

SOBRE O CEAC ‒ Inaugurado em 2004, o CEAC é resultado de uma parceria público-privada entre a UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Atualmente, funcionam no CEAC quatro laboratórios de pesquisa do LABOMAR e um projeto de extensão voltado para trabalhos de educação ambiental. Além disso, o centro abriga a coordenação da Fundação Alphaville e a sede da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. Mais informações sobre as diversas atividades desenvolvidas no CEAC estão no site do LABOMAR.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.