UFC é vice-campeã no Campeonato Cearense de Futsal Feminino; assista ao vídeo da UFCTV

A equipe de Futsal Feminino da Universidade Federal do Ceará encerrou a participação no Campeonato Cearense Adulto em segundo lugar. As atletas disputaram o título nesse domingo (11), no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFC, contra o time da UNIATENEU.

A final do campeonato, que contou com a presença do reitor da Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, terminou com o placar de 3 a 2 para a UNIATENEU. "Foi muito bom ver o desempenho maravilhoso das nossas atletas, que deram um show", comentou o reitor.

Veja reportagem da UFCTV:

Para o coordenador de atividades desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, Wildner Lins, o Campeonato Cearense de Futsal Feminino Adulto mostrou a força do desporto universitário no estado. "Uma final disputada entre duas instituições de ensino superior mostra a importância que essas instituições têm para o fomento dos esportes", comentou. "Foi uma competição muito boa para a UFC. A gente conseguiu enfrentar grandes equipes, times muito qualificados, como Sumov e UNIATENEU", acrescentou Paloma Abreu, capitã da equipe. 

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, destacou a garra das atletas que, mesmo quando os treinos presenciais estavam suspensos, não deixaram de se exercitar: "[Foi] uma enorme alegria ver os resultados das equipes do desporto da UFC, principalmente as atletas do Futsal, vice-campeãs do Campeonato Cearense. Um resultado histórico principalmente porque mostrou a inovação, união e resiliência da equipe que conseguiu manter o preparo físico e a conexão por meio de treinos on-line".

As atividades virtuais ajudaram as atletas a manter não só o desempenho físico, mas também a saúde emocional. "A suspensão das atividades presenciais causou um impacto negativo muito grande na saúde física e emocional das atletas. Encontramos nos treinos [virtuais] síncronos uma forma de integração", observou o coordenador de desporto da PRAE.

Os treinos presenciais neste ano foram suspensos em fevereiro e retornaram após o Decreto nº 34.067, de 15 de maio de 2021 do Governo do Estado, de forma gradual, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, tais como uso de máscara e álcool em gel.

As partidas realizadas na Quadra do CEU também seguem as normas de biossegurança, sem a presença de público e com a oferta de álcool em gel, aferição de temperatura corporal e oxigenação sanguínea.

OUTROS RESULTADOS  Além do Campeonato Feminino de Futsal, a UFC marcou presença nesse fim de semana em jogos da Liga Cearense de Basquete e do Campeonato Cearense de Futebol 7 (Fut 7). No Basquete, os atletas da Universidade venceram o Esquadrão DL por 75 a 48. Já no Fut 7, o placar foi de 3 a 2 para o XM Futebol Clube.

Fonte: Wildner Lins, coordenador de Atividades Desportivas da PRAE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.