UFC e UVA assinam acordo visando à criação de novos cursos de graduação e pós-graduação

Novo acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi assinado na manhã desta quarta-feira (14), na Reitoria da UFC. O acordo representa uma oficialização da parceria estabelecida historicamente entre as duas instituições.

O objetivo do acordo é a execução de ações pedagógicas, incluindo a criação de cursos de graduação e de pós-graduação e realização de atividades de extensão, além de cooperação no uso de espaços e laboratórios sediados nas dependências das duas universidades e participação conjunta no desenvolvimento de pesquisas e consultoria técnica e científica.

Imagem: oito pessoas, entre homens e mulheres, em pé posam para foto. Ao fundo, uma cortina na marrom e o brasão da UFC em alto relevo em uma pedra de mármore branca

Exemplo de resultado que virá a partir dessa parceria será a criação de um Curso de Agronomia no novo campus da UVA no município de São Benedito, na região de Ibiapaba, interior do Ceará. O desenvolvimento do curso se daria com o apoio da UFC, a exemplo do que já houve na criação do Curso de Direito da universidade parceira.

Outra possibilidade resultante da cooperação é a ajuda na instalação de um campus da UVA também no município de Camocim, no litoral norte do Ceará, com cursos a partir das demandas da região.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o acordo

UNIVERSIDADE-MÃE – "É muito importante esse acordo para uma universidade que está crescendo, querendo realizar pesquisa, como é a Universidade do Vale do Acaraú. Com todo o aparato que tem a Universidade Federal do Ceará, que está entre as melhores universidades do País, sem dúvidas, nós temos muito a ganhar", defendeu o Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho, reitor da UVA, que classificou a UFC como "universidade-mãe".

O Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho ainda enumerou as contribuições da UFC para com a UVA:

"Vamos trabalhar muito, principalmente na área de pós-graduação, stricto sensu e lato sensu, e na criação de novos cursos com o apoio da UFC. Vamos começar [no campus de São Benedito] com Administração e Pedagogia, mas existe uma demanda muito grande em toda a região da Serra Grande por um Curso de Agronomia", pontuou.

PARCERIA HISTÓRICA – O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou que a assinatura do acordo representa uma formalização e um "estreitamento de uma parceria entre duas universidades irmãs que já caminham juntas há muito tempo", sendo necessário que essa aproximação se dê de maneira ainda mais efetiva.

Ele destacou a importância das parcerias da Federal do Ceará com outras universidades:

Durante sua fala na solenidade, o reitor usou como exemplo da importância de parcerias como essa o caso do Elmo, capacete de respiração assistida, desenvolvido a partir de força-tarefa entre diferentes instituições cearenses para auxílio no combate à pandemia de covid-19.

"A capacidade de produzir das universidades brasileiras é extremamente forte, e será muito maior na medida em que nós formos aumentando e aperfeiçoando essas relações institucionais, de modo que a gente possa pesquisar juntos", pontuou o Prof. Cândido Albuquerque.

"Temos muito o que aprender com a UVA, a UVA tem muito o que aprender com a UFC, o que significa dizer que juntos somos capazes de produzir muito mais. Essa união é extremamente importante", afirmou. "Quem ganha com isso é a ciência, a tecnologia, a sociedade."

INOVAÇÃO – Também ressaltando que o novo acordo é uma oficialização de ações que já ocorrem na prática, pela já frequente parceria entre as instituições, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda, destacou a importância que a cooperação tem para fatores como a inovação tecnológica do Estado do Ceará.

"Quando fazemos um termo de cooperação, estamos tratando de graduação e pós-graduação, e significa que estamos tratando também de inovação tecnológica, porque a UFC é hoje uma universidade inovadora, que compreendeu e compreende o papel do desenvolvimento na altura que estamos no mundo de hoje", afirmou o secretário.

SOLENIDADE – Compuseram a mesa da solenidade o reitor e o vice-reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque e Prof. Glauco Lobo Filho, respectivamente; o reitor e a vice-reitora da UVA, Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho e Profª Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque; e o titular da SECITECE, Inácio Arruda. Também estiveram presentes a prefeita do município de Camocim, Maria Elizabete Magalhães, e os deputados estaduais Augusta Brito e Sérgio Aguiar.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.