HUWC e MEAC recebem certificação da ANVISA que atesta excelência em segurança do paciente

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidades que compõem o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, foram reconhecidos mais uma vez pelas boas práticas de segurança do paciente. Cada hospital recebeu da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) um certificado atestando sua participação na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em 2020, alcançando índices satisfatórios de conformidade com relação aos indicadores de estrutura, processo e gestão de risco (76,2% HUWC e 95,2% MEAC). O percentual da MEAC colocou a instituição entre as cinco mais bem posicionadas do Ceará com relação ao alto índice de conformidade.

Imagem: Francisco Edson de Lucena Feitosa, gerente de Atenção à Saúde da MEAC; Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da SESA; e Arnaldo Aires Peixoto Júnior, gerente de Atenção à Saúde do HUWC (Foto: Divulgação)

A metodologia de avaliação usada foi a autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses hospitais responderam a um questionário e, a partir das respostas, seus dados foram analisados e confirmados por meio de documentação. O relatório anual divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apontou os critérios de segurança do paciente avaliados e a lista por estado dos serviços de saúde com alta conformidade. Entre os quesitos analisados estão a instituição de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a certificação

A cerimônia para entrega dos certificados aos hospitais cearenses que participaram da avaliação ocorreu nessa terça-feira (13), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), sob coordenação da ANVISA, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária do Ceará. Os médicos Arnaldo Aires Peixoto Júnior, gerente de Atenção à Saúde do HUWC, e Francisco Edson de Lucena Feitosa, gerente de Atenção à Saúde da MEAC, representaram as instituições em que atuam.

"Estamos muito felizes por conquistar esse reconhecimento, fruto de muita dedicação das equipes e da missão de assistir com segurança. Continuaremos trabalhando firmes para atingir os 100%", comemora Edson Lucena. Arnaldo Peixoto frisa que, no HUWC, são praticadas ações que visam reduzir o risco de dano no cuidado com a saúde dos pacientes. A meta do hospital é diminuir as ameaças ao mínimo possível, especialmente no que se refere à infecção e à ocorrência de eventos adversos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.