MAUC apresenta três exposições temporárias até 10 de setembro; visitação é gratuita

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), que teve as visitações reabertas ao público no último dia 12, contará, até 10 de setembro, com três exposições temporárias: Design por mulheres, produzida por alunas dos Cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da UFC; Adsumus estado.condição, de Túlio Paracampos; e Câmara perphyry, de Cecília Bichucher.

Imagem: sala do MAUC onde está a exposição Design por Mulheres

As mostras juntam-se às cinco exposições do equipamento que compõem o circuito de longa duração dedicado à cultura popular e, individualmente, aos artistas Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DESIGN POR MULHERES – Aberta em março do ano passado, a exposição Design por mulheres 2020 foi suspensa em decorrência da pandemia de covid-19 e agora será reaberta à visitação. A mostra é resultado de projeto de extensão do Curso de Design realizado por alunas dessa graduação e do Curso de Arquitetura e Urbanismo, movidas pela vontade de investigar e dar visibilidade ao papel da mulher no design brasileiro.

Imagem: Peça da exposição "Adsumus estado.condição", do Túlio Paracampos

Desde 2018, o projeto vem abrindo espaço para o debate sobre a atuação da mulher no design e produzindo um estudo documental, não apenas mapeando essas profissionais mas revelando projetos inovadores que contribuem para a formação efetiva do campo do design no Brasil.

MINIMALISMO – Em Adsumus estado.condição, a arte minimalista traduz-se em torno de formas geométricas como o quadrado e o círculo, com os quais o artista Túlio Paracampos desconstrói e recompõe sobre o tema da origem, do divino ou do início, numa busca para querer expressar a conexão entre a condição humana e as formas globais do universo.

O artista explica que "adsumus" é uma expressão do baixo latim que significa "estamos presentes","aqui estamos", remetendo à prontidão, à presença. "Contudo, há outro significado mais profundo para 'adsumus', sendo também uma oração", acrescenta.

Em conexão com o universo da exposição de Túlio Paracampos, estão expostas peças em madeira da coleção de Demar Guerra que acompanham as instalações de obras de cerâmica e metal. A abordagem do artista ambientalista se conecta com a pesquisa de Túlio Paracampos. "Existe uma ligação na forma porque vemos uma complementaridade na ocupação do espaço do museu, é um diálogo de formas, uma resposta adequada entre os dois universos", aponta Paracampos.

Confira matéria da UFCTV sobre a retomada das atividades do MAUC:

MUNDO FEMININO – A artista Cecília Bichucher explora, na exposição Câmara perphyry, o figurativo em aquarela através de um tema sensível: a percepção do feminino. A mostra expõe mulheres de maneiras diferentes daquelas que foram retratadas na história da arte sob o jugo do olhar masculino. Em vez da desejada, idolatrada ou confrontada, expõe um momento íntimo e particular no qual ela se permite estar.

Para a artista, "os temas do mundo feminino ainda devem ser explorados, já que precisamos reavaliar os conceitos estabelecidos durante séculos discriminatórios. Só conseguiremos superar essas barreiras se nos dermos chance de valorizar o olhar das minorias".

Com curadoria de Nícia Bormann, a mostra apresenta 26 trabalhos entre aquarelas, livros de artistas e técnica mista sobre papel, além de dois poemas, expostos nas paredes e numa vitrine. As paredes sofrerão uma interferência para remeter à Câmara perphyry (quarto dentro do palácio real em Constantinopla destinado às mulheres que iam dar à luz).

Imagem: exposição "Câmara perphyry", de Cecília Bichucher

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – Em virtude da pandemia, a visitação ao MAUC segue protocolos para segurança do público e dos servidores do equipamento:

– uso obrigatório de máscaras no ambiente interno do museu;
– grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas;
– limite de 50 pessoas em cada turno (manhã e tarde) a fim de evitar aglomeração e permitir respeito ao distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes.

O Museu de Arte da UFC está localizado na Avenida da Universidade, 2854, Benfica, e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas no site do MAUC, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.