XV Semana do Direito da UFC começa na próxima segunda-feira (26); inscrições seguem abertas

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, a Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará chega à 15ª edição. Neste ano, a atividade ocorre de 26 a 30 de julho em formato totalmente on-line. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua com apoio de docentes e discentes da Faculdade de Direito, tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre os principais temas da área jurídica da atualidade.

Imagem: desenho de um homem branco com roupa azul em cima de uma pilha de livros com um notebook no colo. Na frente, um martelo de justiça e, ao lado, uma ampulheta

As inscrições seguem abertas até terça-feira (27), exclusivamente pela Internet. A programação conta com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos .

A cerimônia de abertura será às 8h30min da segunda-feira (26) e contará com a presença do diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides, e dos coordenadores de Graduação, Prof. Alex Santiago, e de Pós-Graduação, Prof. Gustavo Cabral. Nesta edição, a Semana do Direito homenageia a Profª Lígia Melo de Casimiro, docente do Departamento de Direito Público.

Os organizadores do evento ainda destacam a participação do magistrado argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, integrante da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que discutirá criminalidade e justiça penal na América Latina; e da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que discorrerá sobre o constitucionalista Paulo Bonavides e suas contribuições.

O encontro ainda contará com a presença do ministro Raúl Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que debaterá a recuperação judicial do trabalhador rural. Já o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, abordará a crise política no Brasil.

A Semana do Direito da UFC ainda abordará questões como os 20 anos do Estatuto das Cidades, o projeto do Novo Código de Processo Penal, a flexibilização das relações de trabalho na atualidade, os novos desafios para a administração pública brasileira e a participação política das mulheres.

Mais informações sobre a XV Semana do Direito da UFC e a programação completa estão disponíveis no perfil do evento no Instagram (@xvsddufc).

Fonte: Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.