Casas de Cultura Estrangeira ofertam 236 vagas em seleção de novos alunos para o Semestre I

A Universidade Federal do Ceará receberá, nos dias 9 e 10 de agosto, inscrições da seleção de novos alunos para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira. De acordo com o Edital nº 05/2021/CGCCE, são ofertadas 236 vagas para o semestre 2021.2, distribuídas entre as Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa e Italiana, além do Curso de Esperanto

Imagem: Foto da fachada do prédio Casa de Cultura Britânica com uma árvore na frente

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente por meio virtual, com o preenchimento de formulário eletrônico. O candidato deverá anexar toda a documentação exigida no prazo das 8h do dia 9 de agosto até as 23h59min do dia 10 de agosto. Para participar da seleção, é necessário utilizar Gmail. Na inscrição, é preciso comprovar a conclusão de, pelo menos, o ensino fundamental.

O candidato poderá se inscrever para apenas uma Casa de Cultura e para uma única turma/horário. As vagas serão divididas da seguinte maneira: 44 para a Casa de Cultura Alemã, 110 para a Britânica, 44 para a Francesa, 16 para a Italiana, e 22 para o Curso de Esperanto. Não haverá seleção para as Casas de Cultura Hispânica e Portuguesa, e para o Curso de Libras em 2021.2 – nesses casos, candidatos classificáveis do edital anterior (2021.1) serão convocados.

As aulas estão previstas para ser iniciadas em 11 de outubro. Enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais na UFC, em decorrência da pandemia de covid-19, as aulas serão ministradas a distância.

SELEÇÃO – A seleção será feita segundo o desempenho do candidato atestado no histórico escolar do ensino fundamental ou do ensino médio, cuja cópia deverá ser anexada ao formulário de inscrição. Também está prevista a utilização de notas de quaisquer edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

ISENÇÃO DA TAXA DE MATRÍCULA – Para os aprovados, as hipóteses de isenção de pagamento da taxa de matrícula  estão disponíveis no site das Casas de Cultura Estrangeira da UFC. Os candidatos à isenção devem informar e comprovar possuir os requisitos ao preencher o formulário eletrônico de inscrição.

Mais informações sobre a seleção, o cronograma, as turmas e os horários disponíveis em cada Casa de Cultura estão detalhadas no edital. Dúvidas específicas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja também:
Casas de Cultura Estrangeira ofertam 134 vagas em seleção de nível para 2021.2
Seleção de servidores da UFC e estudantes estrangeiros para o Semestre I das Casas de Cultura em 2021.2

Fonte: Coordenação-Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.