Reitor da UFC e dirigentes de universidades cearenses participam de evento sobre educação no pós-pandemia

Na noite dessa quinta-feira (29), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, participou de um debate virtual sobre as perspectivas educacionais no contexto do pós-pandemia de covid-19. O programa Cenários, do Canal Trends CE no YouTube, também teve como convidados os reitores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Prof. Wally Menezes. 

Imagem: Foto do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, utilizando fones e falando na transmissão. Ao fundo, há porta-retratos e livros em uma prateleira na parede do escritório

O programa foi conduzido pelo economista Célio Fernando Melo, secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Governo do Ceará. Em pauta, foram discutidos assuntos como retomada econômica, desenvolvimento regional, desafios e estratégias na educação, ciência, tecnologia e inovação. O debate contemplou ainda as interfaces entre academia, poder público, iniciativa privada e sociedade.

Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, por terem enfrentado o momento atual com coragem e galhardia, legando contribuições para toda a humanidade, muitas instituições universitárias sairão da pandemia maiores do que entraram. Para ilustrar a fala, Cândido ressaltou o esforço coletivo de uma frente de instituições cearenses para, em somente 87 dias, desenvolver e entregar para o mercado o Elmo, capacete de respiração assistida, que possibilitou salvar vidas.

"No decorrer da pandemia, vimos que a tragédia humana e humanitária da covid-19 foi também um momento para que as pessoas e as instituições se superassem. Na hora que terminar a pandemia, nossa capacidade de ensinar e aprender estará triplicada. Tenho visto essa experiência do ensino remoto como a oportunidade que surgiu para intensificarmos a presença do aluno na Universidade, ainda que seja de forma remota", pontuou Cândido Albuquerque.

FUTURO — O reitor do IFCE, Prof. Wally Menezes, destacou as transversalidades do ensino com as capacidades de aprendizado e resiliência experimentadas durante a pandemia. Ele mencionou como instituições educacionais e empresas têm, no seu cotidiano, investido em hands-on (trabalhos práticos, de mão na massa) e na aprendizagem baseada em desafios (CBL, do inglês challenge based learning), insistindo também na necessidade de formar lideranças e fixar talentos.

"Os desafios foram devidamente enfrentados por todas as instituições, não somente de ensino, mas todas as instituições que se preocupam com o Estado. Temos que trabalhar o humano e o tecnológico com visão de futuro. Nós temos que desmistificar e reaprender o ensinar, de propor novas metodologias, além da integração com a indústria e os clusters de inovação", afirmou o Prof. Wally.

PESQUISA — Para o reitor da UECE, Prof. Hidelbrando Soares, o talento dos cientistas e o capital humano nas universidades públicas têm demonstrado massa crítica aqui no Ceará para produzir ciência e inovação tecnológica de ponta. Como exemplos, ele citou as recentes pesquisas da UECE com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a covid-19 e o ventilador mecânico de baixo custo "Abanar", em fase final de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

"O Ceará está em um caminho realmente diferenciado em relação ao próprio País. A pandemia deu centralidade à ciência e à produção de conhecimento, no impacto na vida cotidiana dos indivíduos e no desenvolvimento econômico e social. O Ceará está desenhando uma nova economia para o século XXI, e as universidades precisam acompanhar esse desenho para superar a pobreza, para que possamos ter um Estado forte, inclusivo e sustentável", ponderou Soares.

A transmissão do programa Cenários teve patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Assembleia Legislativa do Ceará, além do apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e da Rede Participar Brasil de Ouvidorias.

Confira o vídeo do debate dos reitores da UFC, da UECE e do IFCE no canal Trends CE:

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.