Procurar no portal

Com 2.317 espécies, Inventário da Fauna: Invertebrados do Ceará será lançado na terça-feira (10)

Será lançado, no dia 10 de agosto, o Inventário da Fauna: Invertebrados do Ceará, um levantamento inédito que compila informações de séculos de pesquisa sobre os animais que habitam os mais diversos ambientes do Estado e apresentam grande valor para o equilíbrio da natureza, da sociedade e da economia. A Universidade Federal do Ceará integrou a pesquisa, que envolveu outras 20 instituições de ensino superior, mobilizando 68 especialistas. O lançamento será às 14h, no canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

Imagem: animal invertebrado com antenas em cima de galho

O documento será de livre acesso, com atualização constante e destinado a gestores públicos, empresas, ONGs, estudantes, pesquisadores e sociedade em geral. Ele é um produto do programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) em parceria com a SEMA.

Inovador tanto em âmbito estadual quanto nacional, o Inventário da Fauna: Invertebrados do Ceará traz 2.317 espécies de invertebrados. Para o Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, trata-se do "capítulo final de uma trilogia que visava mapear a vida no território cearense". O pesquisador, que está à frente do projeto, é também o coordenador do programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente.

Em fevereiro, esclarece o Prof. Marcelo Soares, a equipe entregou o Inventário da Fauna: Vertebrados do Ceará, mapeando 1.275 espécies, entre anfíbios, répteis, aves, peixes e mamíferos. Em maio de 2021, foi a vez do Inventário da Flora do Ceará, incluindo 2.465 espécies. Desta vez, o documento com os invertebrados apresenta um conjunto muito maior da fauna, com os animais divididos em 19 grupos, abrangendo abelhas, ácaros, aranhas, escorpiões, corais, águas-vivas, hidras, caranguejos, lagostas, estrelas-do-mar, formigas, polvos, lulas, bivalves, esponjas, cupins e vespas, dentre outros.

"Essas espécies possuem grande importância econômica, como no caso das lagostas, caranguejos e camarões no litoral. Já as borboletas, por exemplo, servem de inspiração e beleza. Os moluscos têm importância social, garantindo segurança alimentar e sendo utilizados no artesanato. E as abelhas atuam no equilíbrio do meio ambiente e na provisão de serviços ambientais, como a polinização e a garantia dos cultivos agrícolas", destaca o cientista-chefe.

Esses animais ocorrem em distintos ambientes, como sertão, manguezais, chapadas, serras, rios, lagoas e ambiente marinho raso e profundo.

"Assim, em menos de um ano, foi finalizado o mapeamento da biodiversidade que existe no território cearense, que tem, no mínimo, 6.057 espécies de animais e plantas", salienta o professor.

Ele destaca que a ideia é que o inventário digital auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, nos estudos de biotecnologia, na avaliação de impactos de empreendimentos, na saúde pública, na segurança alimentar e no conhecimento das variadas espécies pela sociedade.

ASSISTA AO LANÇAMENTO AO VIVO
Lançamento do Inventário da Fauna: Invertebrados do Ceará
Terça-feira (10/8/2021), às 14h, no canal do YouTube da SEMA.

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do LABOMAR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300