Projeto Painéis Estratégicos da UFC é finalista do Concurso Inovação no Setor Público, da ENAP

Há quem ainda pense que a inovação é prática exclusiva do setor privado, mas a Universidade Federal do Ceará tem demonstrado o contrário em várias frentes, inclusive na área de gestão. Prova disso é que a UFC está entre os 18 finalistas do 25º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A UFC concorre com o projeto Painéis Estratégicos, ferramenta que tem facilitado o trabalho de gestores e dado mais transparência aos dados da Instituição.

Imagem: Marca oficial dos Painéis Estratégicos

Os Painéis concorreram com outras 219 iniciativas de todo o País e seguem agora para a última etapa da competição, em que cada equipe finalista fará apresentação oral de seu projeto ao comitê julgador. A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFC, unidade que concebeu os Painéis Estratégicos, está discutindo quem irá representar a Instituição na final.

A equipe inscrita é composta por pró-reitores e representantes das unidades da UFC que já possuem painéis estratégicos e por membros do grupo de trabalho oficialmente nomeado para o acompanhamento do projeto, formado pelos servidores Anderson Freitas Santos (PROPLAD), Roberta Queirós Viana Maia (PROPLAD), Norton Falcão (Coordenadoria de Comunicação e Marketing – UFC Informa), Marcondes Josino Alexandre (Instituto Universidade Virtual) e Silvio Roberto Martins Amarante (Secretaria de Tecnologia da Informação).

A UFC concorre na categoria Inovação em Processos Organizacionais, disputando com outros cinco órgãos públicos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz, Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O comitê julgador escolherá as três iniciativas vencedoras de cada categoria.

SOBRE OS PAINÉIS – De acordo com o pró-reitor da PROPLAD, Prof. Almir Bittencourt, os Painéis Estratégicos, lançados em setembro de 2020, na ocasião do primeiro aniversário da atual gestão da UFC, são ferramentas utilizadas em grandes companhias de todo o mundo. Na UFC, eles foram concebidos para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão, fornecendo de modo rápido e prático uma série de dados e estatísticas em todas as áreas da Universidade. Além disso, acabaram se tornando também um instrumento de transparência e governança.

O Prof. Almir cita, por exemplo, os Painéis de Orçamento, que estão ligados diretamente ao sistema da Secretaria do Tesouro Nacional, permitindo que os gestores consultem em tempo real a execução orçamentária da Universidade. Os Painéis da Graduação, para citar outro exemplo, permitem a visualização de dados das avaliações dos cursos, indicadores de evasão e retenção, números de concluintes e ingressantes, dentre vários outros.

Imagem: Printscreen dos Painéis do Orçamento

"Antes, o gestor precisava solicitar dados, esperar o processamento, colocá-los em planilhas, algo que às vezes demorava até uma semana. Os painéis permitem que você consulte dados atualizados de forma muito mais simples, de qualquer lugar do mundo. A gente tem acessos da Europa, dos Estados Unidos", relatou o pró-reitor.

Além do Orçamento e da Graduação, há, ainda, os painéis de Gestão de Pessoas; Governança; Internacionalização; Planejamento; Extensão; Assistência Estudantil; Pesquisa e Pós-Graduação. Cada pró-reitoria é responsável pelas informações, ajustes e atualizações em seus respectivos painéis. A PROPLAD exerce a função de gerir o projeto com a definição de diretrizes, realizar a manutenção do portal dos painéis, dar orientações para que cada unidade consiga elaborar seus relatórios e fazer contato com setores interessados em construir seus painéis.

Leia mais: Mais transparência e apoio à gestão: Painéis Estratégicos da UFC são incrementados com novos dados sobre a Instituição

SOBRE O PRÊMIO – Promovido anualmente desde 1996 pela ENAP, o Concurso Inovação no Setor Público tem o objetivo de incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. É uma forma de contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornar mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade.

Imagem: Marca do Prêmio Inovação no Setor Público

As iniciativas vencedoras receberão um troféu, certificados individuais de premiação, direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação e inclusão no Repositório Institucional da ENAP. Os membros de equipe das iniciativas vencedoras poderão ser convidados, num período de até um ano após a premiação, a participar de eventos e/ou missões técnicas organizadas ou viabilizadas pela ENAP e eventuais parceiros com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.