Campus de Russas promove reunião para fortalecer parcerias com Prefeitura e Governo

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas acelera as contribuições para o desenvolvimento da região onde está localizado, no Vale do Jaguaribe. Na manhã desta quinta-feira (12), foi realizada reunião, no auditório daquele campus, entre diretores e professores do campus com representantes da Prefeitura de Russas e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET) do Governo do Estado do Ceará.

O encontro faz parte das atividades de alinhamento para a elaboração de projeto de desenvolvimento econômico daquele município. Convênio neste sentido está para ser assinado, de acordo com informação do diretor do campus, Prof. Lindberg Lima Gonçalves.

Imagem: Do encontro participaram diretores e professores do campus da UFC em Russas, representantes da Prefeitura daquele município e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Governo do Estado do Ceará (Foto: Campus de Russas)

Além dos cursos em áreas estratégicas, o Campus de Russas tem cada vez mais a oferecer e já conta com um braço do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC e do Condomínio de Empreendedorismo, o que colabora para impulsionar as ações envolvendo academia, setor produtivo e poderes públicos naquela área do estado.

No encontro, o Prof. Lindberg Gonçalves falou sobre a importância do campus para Russas e para toda a região. A intenção é que, a partir da parceria a ser formalizada no convênio com o município de Russas, outras ações possam se estender para mais municípios do Vale do Jaguaribe. Ele considera que empresas devem ser atraídas para a região não somente por questões de incentivo fiscal, mas pelo potencial de conhecimento que ali vem sendo gerado a partir do Campus da UFC.

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel Nogueira, destacou a importância do apoio oriundo da parceria com a Universidade e Governo do Estado. Para ele, Russas tem muito a crescer para além da área do agronegócio e ele vê, com esse novo convênio, as oportunidades surgirem mais voltadas à inovação tecnológica.

Do encontro participaram os seguintes gestores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho: Júlio Cavalcante Neto, secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação; Kennedy Montenegro Vasconcelos, secretário-executivo de Trabalho e Empreendedorismo; Expedito José de Sá Parente Júnior, coordenador de Inovação da Secretaria de Comércio, Serviço e Inovação; e Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, secretário-executivo do Agronegócio.

Tomaram parte ainda da reunião os professores do Campus da UFC em Russas Dmontier Aragão Jr., Sílvia Viana e Tatiane Fernandes, que integram, juntamente com o Prof. Jarbas Vidal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE ‒ Campus Tabuleiro do Norte), o grupo de Pesquisadores Regionais do Projeto Clusters de Inovação. Este projeto em parceria com a SEDET pretende oferecer para as startups oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas da própria região.

Também se fizeram presentes Ari Célio Reges Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, e Francisco Sildemberny Souza dos Santos, diretor do IFCE em Tabuleiro do Norte, entre outros convidados.