UFC oferta 30 vagas para licenciatura em Letras-Libras; inscrições ocorrem de 25 a 27 de agosto

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulgou, nessa segunda-feira (16), edital de seleção para licenciatura em Letras-Libras (noturno) – veja abaixo o edital disponível por vídeo em Libras. As inscrições ocorrem de 25 a 27 de agosto e devem ser feitas no site da PROGRAD.

Para concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, e os candidatos com deficiência auditiva terão prioridade em todas as modalidades de concorrência. No total, são ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano.

Imagem: alunos de Letras-Libras posam para foto

A divulgação das inscrições indeferidas será feita no dia 1º de setembro, e os recursos administrativos serão aceitos no dia 2 de setembro, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os candidatos selecionados terão seus nomes divulgados no dia 6 de setembro, também no site da PROGRAD. A solicitação de matrícula dos aprovados será presencial, no dia 8 de setembro, das 10h às 12h, no auditório da Pró-Reitoria – localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Um intérprete de libras estará presente no local.

COTAS – Do total de vagas, 15 são reservadas a cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos, além de reserva a candidato com deficiência. As demais são destinadas à ampla concorrência.

Em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005, da Presidência da República, para cada uma das classes de concorrências será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por isso, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, disponibilizada no anexo I do edital. Todos os selecionados devem apresentar fotocópias de documento de identificação oficial com foto, CPF e certificado de conclusão do ensino médio. Serão aceitas fotocópias autenticadas ou simples, desde que acompanhadas dos documentos originais para conferência.

Os candidatos surdos devem ter ainda o laudo de audiometria. Já os cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no edital. O candidato aprovado na Cota L10 deverá participar de entrevista com uma Comissão Multiprofissional para fins de comprovação da deficiência declarada.

CLASSIFICÁVEIS – Junto com o resultado da seleção, no dia 6 de setembro, será informada a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância. O quantitativo de vagas para chamada de classificáveis será divulgado até as 17h do dia 13 de setembro.

O cronograma completo e demais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital.

Veja o edital em Libras abaixo:

Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula da COPIC/PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.