UFC é destaque em publicações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Federal do Ceará é destaque entre as instituições brasileiras com mais contribuições científicas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com a Elsevier, uma das maiores editoras científicas internacionais. Das cinco listas referentes aos ODS divulgadas recentemente pela editora, a UFC aparece em três como uma das 15 instituições que mais contribuíram para a pesquisa na área.

Destaque para o ODS 14, em que a UFC aparece em nono lugar entre universidades com mais publicações relacionadas à temática "Vida na água". A lista foi elaborada a partir de informações extraídas da ferramenta Scival, uma plataforma da própria Elsevier que analisa o desempenho de pesquisas. Para a classificação, contaram aspectos como número de documentos publicados no Brasil, quantidade de publicações com colaboração internacional e impacto ponderado de citações por campo de conhecimento.

Imagem: Os docentes Vanda Claudino Sales e José Maria da Silva Monteiro Filho

Dois pesquisadores da UFC aparecem entre os principais autores de artigos e livros científicos relacionados ao assunto. A professora aposentada do Departamento de Geografia Vanda Claudino Sales está na lista dos três principais autores de artigos sobre o tema. Já o Prof. José Maria da Silva Monteiro Filho, do Departamento de Computação, é listado entre os três principais autores de livros, de acordo com cruzamento de informações feito pela própria editora.

Com pesquisas relacionadas à evolução, uso e ocupação, e degradação ambiental de zonas costeiras, a Profª Vanda Claudino se diz honrada em compor a lista divulgada pela Elsevier. "As dificuldades para se fazer ciência no Brasil, em especial no Nordeste, e particularmente para quem é mulher, são tão grandes que considero uma grande vitória pessoal e coletiva (porque não cheguei aqui sozinha) alcançar esse patamar. Vejo uma questão de ciência, regionalismo e gênero neste ranking que muito me emocionou, pois me fez ver que os anos de batalha na Universidade não foram em vão", celebra.

O Prof. José Maria Monteiro, que atua principalmente em temas relacionados a processamento de sinais, bancos de dados, computação em nuvem e privacidade de dados, recebeu essa indicação com grande surpresa. "Essa conquista é resultado de um trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Advanced Research In Databases (ARIDA). Ela não seria possível sem a participação e colaboração intensa dos demais professores que integram o ARIDA, bem como de nossos estudantes de graduação, mestrado e doutorado", destaca.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, o resultado mostra a vocação institucional da Universidade de desenvolver pesquisas para compreender e apontar soluções para problemas concretos vivenciados pela sociedade. "A Pró-Reitoria de Pós-Graduação fica bastante orgulhosa, parabeniza os professores citados e os demais docentes, alunos e toda a comunidade universitária que atua em pesquisa de ODS. Eles estão engrandecendo a UFC e principalmente cumprindo a missão da Instituição, que é criar um conhecimento transformador da nossa realidade", destaca.

Essa é a primeira vez que a Editora Elsevier lista autores e instituições com maior número de publicações que se relacionam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a editora, a ideia é "dar mais visibilidade à contribuição das universidades brasileiras aos ODS". Além do ODS 14 (Vida na água), a Elsevier divulgou listas com contribuições científicas relacionadas aos ODS 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero), 7 (Energia limpa e acessível) e 12 (Consumo e produção sustentáveis). Dessas, a UFC aparece classificada em 12º entre as 15 instituições com mais contribuições científicas ao ODS 7 e em 15º lugar com publicações relacionadas ao ODS 5.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o assunto

ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030, plano de ação universal adotado em 2015 por 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. São 17 objetivos de ação global relacionados a questões ambientais, econômicas e sociais para ser alcançados até 2030.

Os dados referentes às contribuições científicas do Brasil para os ODS estão sendo divulgados no perfil da Elsevier no Instagram (@elsevierpesquisa).

Fonte: Vanda de Claudino Sales, docente aposentada do Departamento de Geografia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.