UFC está entre instituições beneficiadas com 2.054 bolsas de formação acadêmica e de pesquisa do Governo do Estado

Durante solenidade realizada nesta quinta-feira (19), o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou investimento de R$ 92 milhões em bolsas de formação acadêmica e de pesquisa. A oferta contempla instituições de ensino superior públicas e particulares do Ceará, entre as quais está a Universidade Federal do Ceará, além de instituições de pesquisa.

Segundo dados do Governo, 2.054 bolsas serão concedidas ainda este ano, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Serão ofertadas 780 bolsas de Iniciação Científica, 606 bolsas de mestrado, 486 bolsas de doutorado, 108 bolsas de pesquisa, 10 bolsas de Pesquisador Visitante e 64 bolsas de pós-doutorado, divididas entre as entidades que se enquadram no perfil estabelecido.

Imagem: Reitor da UFC assina documento em solenidade

O investimento será de R$ 29 milhões ainda em 2021 e de R$ 92 milhões até o fim do ciclo das bolsas, que têm duração de 6 a 48 meses. De acordo com o governador Camilo Santana, a iniciativa visa apoiar o desenvolvimento científico e os pesquisadores cearenses. "Investimento em pesquisa e na formação acadêmica de nossos alunos, professores e pesquisadores, principalmente nesse momento desafiador da pandemia, no qual a ciência foi e tem sido fundamental para superação dessa crise sanitária que o mundo todo tem vivido com a presença do coronavírus", afirmou.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, esteve na cerimônia e declarou que as bolsas vão oportunizar a inclusão de inúmeros interessados em ajudar, através da ciência, o Ceará e o Brasil. "Estamos falando na capacidade de preparar pessoas para que possam produzir ciência. Isso é fundamental, é um momento de alegria. Todo mundo deve estar feliz, mas as universidades especialmente, porque elas são vocacionadas à pesquisa, ciência e inovação. Com a condução do Governo do Estado, nós estamos colocando o Ceará como referência na produção do conhecimento científico".

Além das instituições de ensino, entidades de pesquisa também serão contempladas, entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE); o Instituto do Câncer do Ceará (ICC); o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC); o Instituto Centro de Ensino Tecnológico e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará.