Artigo de professores da UFC sobre ensino é capa da "Revista Brasileira de Engenharia Química"

Há mais de um ano, com a pandemia do coronavírus, professores e estudantes se viram obrigados a trocar as aulas presenciais por atividades remotas. A mudança deixou evidente diversos desafios enfrentados por educadores e alunos. E a prática docente é um deles. Além de conhecer o conteúdo que vai ministrar aos estudantes, o professor deve saber como compartilhar essa informação.

Esse é o tema do artigo "A importância do planejamento e da avaliação para o ensino da Engenharia Química", capa da edição do segundo quadrimestre de 2021 da Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ), que faz uma reflexão sobre a prática docente executada nas engenharias à luz das novas diretrizes curriculares. O texto é assinado pelos professores da Universidade Federal do Ceará Ivanildo José da Silva Júnior, do Departamento de Engenharia Química; Bernadete de Souza Porto, da Faculdade de Educação, e Ismael Pordeus Furtado, do Instituto Universidade Virtual.

Imagem: parte da capa da revista

Apesar de observarem práticas pedagógicas que "rompem com os princípios liberais e tradicionalistas de ensinar" e buscam por uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, os autores consideram que, no ensino da Engenharia Química, ainda prevalece uma "supremacia do saber disciplinar sobre o saber pedagógico, isto é, a predominância dos conteúdos (o que ensinar) sobre o como ensinar".

Para os docentes, a pandemia deixou ainda mais evidente a dificuldade dos professores de planejar, de compreender a interação e a necessidade de comunicar-se bem com os estudantes. "Como tornar aulas remotas mais atrativas, mais dinâmicas? Como fazer com que o aluno tenha um desempenho satisfatório e seja protagonista neste novo modelo de ensino?", questionam.

Para ajudar os docentes nesses e em outros desafios, os autores propõem seis passos: identificar-se mais como docente do que como engenheiro; disputar condições de trabalho e infraestrutura para disponibilizar diferentes conteúdos (podcast, videoaulas, webinar, notas de aulas); planejar aulas síncronas, dando aos encontros com os alunos uma função mais mediadora, provocativa e desafiadora; pesquisar o próprio ensino; buscar maior interação com os estudantes com o uso de redes sociais para acompanhamento e feedback das atividades propostas; e atualizar com frequência os conteúdos ministrados, trazendo novas informações.

Além do planejamento das aulas com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), os docentes chamam a atenção ainda para a forma de avaliação dos estudantes. "A questão que talvez gere mais dúvidas aos docentes é sobre como avaliar de forma eficaz, sobretudo com as novas mudanças sugeridas pelas novas DCN e também nas aulas remotas. O conhecimento pode ser avaliado por meio de questionários, minitestes, listas de exercícios. As habilidades, por meio de projetos, trabalhos, desafios. Por fim, atitudes podem ser consideradas avaliando a presença, a participação e a colaboração nas atividades propostas", indicam.

SAIBA MAIS – A Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ) é uma publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) que promove o debate sobre questões relacionadas à Engenharia Química e suas relações com a sociedade. A edição do segundo quadrimestre de 2021 está disponível para download no site da ABEQ.

Fonte: Prof. Ivanildo José da Silva Júnior, do Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.