Procurar no portal

Gestão promove inaugurações simbólicas no CONSUNI para marcar segundo ano

A tarde dessa segunda-feira (23) marcou o cumprimento parcial de uma das principais promessas de campanha da atual gestão da Universidade Federal do Ceará. Em clima festivo, o reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo inauguraram simbolicamente na Reitoria, na sala do Conselho Universitário (CONSUNI), oito obras, entre novas construções, demolições e reformas em equipamentos já existentes. Com a solenidade, a gestão encaminha-se para, até fevereiro de 2022 (quando será entregue à comunidade acadêmica a última delas, segundo a previsão oficial), superar um grande desafio na história recente da Universidade: obras interrompidas, paradas ou em estado de semiabandono.

Da gestão superior, compareceram à cerimônia o reitor; o vice-reitor; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque.

Imagem: reitor reunido com integrantes da administração superior da UFC na sala do CONSUNI

Também prestigiaram o momento o chefe do Gabinete do Reitor, Fernando Henrique Carvalho; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Parente; a coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra; o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão; o diretor do Sistema de Bibliotecas, Felipe Ferreira; o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia de Oliveira; o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; o diretor do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF), Prof. Robson Ávila; o coordenador de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (CPASE), Vicente Aguiar; o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo; e o representante da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), Davi Cândido.

Assista à reportagem da UFCTV sobre o evento:

Abrindo o evento, foi exibido para o público presente vídeo promocional alusivo aos dois anos de gestão, uma produção da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). Na peça publicitária, além da fala do dirigente máximo, pró-reitores compartilham o sentimento de dever cumprido que tem permeado a administração nesta ocasião comemorativa.

Em seguida, o engenheiro Everton Parente, titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), fez a apresentação de todas as obras paradas licitadas em 2020, por iniciativa da atual administração, para finalmente terem continuidade. Após o primeiro bloco de inaugurações, ocorrido nessa terça-feira (23), seguem-se mais dois, um dos quais em dezembro deste ano e outro em fevereiro de 2022.

Foram inauguradas ontem as seguintes obras: reforma da coberta do bloco do Curso de Jornalismo; recuperação estrutural do edifício da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP); acessibilidade e urbanismo do Departamento de Zootecnia (bloco 812); galpão metálico do Almoxarifado Central; rampas de acesso e estacionamento do bloco do Instituto UFC Virtual; reforma da sede do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF); acessibilidade da clínica da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (CPASE).

Imagem: Obras de acessibilidade e urbanismo do Departamento de Zootecnia, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Serão entregues ainda nesta semana as reformas do Laboratório de Tecnologia em Cereais, Raízes e Tubérculos, no Centro de Ciências Agrárias, e da pista de atletismo do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), além do Campus Jardins de Anita, já pronto para receber as primeiras turmas dos cursos para formação de tecnólogos que a UFC ofertará no município de Itapajé. Fecharão o leque de inaugurações previstas até o fim deste mês outras 14 obras nos campi do Pici, do Benfica e do Porangabuçu.

Um aspecto comum a várias obras agora inauguradas, destacou Everton, foi a questão da acessibilidade. Instalação de pisos táteis, rampas, corrimões e muretas laterais; adequação e sinalização horizontal em estacionamentos; garantia da simetria na passagem entre blocos e várias outras modificações foram feitas nos campi, tanto para cumprir a legislação vigente quanto para tornar a Universidade adequada ao trânsito de pessoas com deficiência.

Seguindo com a programação, foi a vez do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, socializar com os presentes mais um produto inovador desenvolvido dentro da UFC, em uma ação que mantém vivo o espírito empreendedor e de vanguarda científica que é a tônica da gestão. Trata-se da Wolf Mask, uma máscara de respiração assistida que, assim como o Elmo (capacete desenvolvido por um consórcio interinstitucional 100% cearense do qual a UFC fez parte), garantirá aos pacientes em tratamento de covid-19 e de outras doenças respiratórias agudas ou crônicas maior conforto e, aos profissionais envolvidos na assistência, maior capacidade de ação e praticidade.

Imagem: Imagem ilustrativa da Wolf Mask, máscara de respiração assistida para pacientes em tratamento de covid-19 e outras doenças respiratórias (Imagem: Divulgação/UFC Inova)

"O principal diferencial, além de um ajuste anatômico, é que a Wolf Mask terá mais pontos de conexão com os equipamentos hospitalares, diferentemente do Elmo que só tem um. Isso permitirá seu uso inclusive no pré-atendimento hospitalar e por socorristas, em ambulâncias e UTIs móveis, por exemplo", explanou o pró-reitor. O Prof. Rodrigo Porto acrescentou ainda que o depósito da patente acaba de ser realizado e que em breve a máscara – fruto do esforço coletivo de pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia, tecnologia, ciências médicas e do Complexo Hospitalar da UFC – se somará ao rol de produtos da propriedade intelectual da UFC prontos para servir a sociedade.

O reitor fechou a série de falas oficiais no Conselho, agradecendo a contribuição de todos os envolvidos no segundo ano da gestão e na condução da Universidade durante um momento crítico de emergência sanitária. "Mesmo com tudo o que o mundo enfrentou, não abrimos mão da qualidade acadêmica, do suporte ao estudante, da inovação em pesquisa, ou seja, a Universidade seguiu consciente e cumprindo seu papel. Imaginem o que teríamos feito se não houvesse pandemia?", deixou no ar o Prof. Cândido Albuquerque, ressaltando a seguir que "sempre é possível fazer mais, embora, unida, nossa comunidade já tenha feito muito nos últimos dois anos e, especialmente, durante a pandemia do coronavírus".

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre as inaugurações

BIBLIOTECA REPAGINADA – Uma reforma total e a aquisição de novo mobiliário modernizaram a Biblioteca Professor Liberal de Castro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD), no Campus do Benfica. O equipamento foi entregue oficialmente por meio de descerramento de placa, ocorrido na tarde dessa segunda-feira (23), após a solenidade no CONSUNI.

Imagem: Na inauguração da Biblioteca da Arquitetura, da esquerda para a direita: Felipe Ferreira, diretor da Biblioteca Universitária; Prof. Renan Cid, Chefe do Departamento de Arquitetura e Design; Prof. Carlos Almir, diretor do Centro de Tecnologia; Neiliane Alves, diretora da Biblioteca da Arquitetura; reitor Cândido Albuquerque; vice-reitor Glauco Lobo; Profª Márcia Gadelha Cavalcante, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo

Ladeando o reitor e o vice, estiveram presentes à cerimônia o diretor do Centro de Tecnologia, Carlos Almir Monteiro de Holanda; o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Felipe Ferreira da Silva; o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, Prof. Renan Cid Varela Leite; a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profª Márcia Gadelha Cavalcante; e a diretora da biblioteca em questão, Neiliane Alves Bezerra.

O Prof. Cândido Albuquerque ressaltou que a reforma e entrega do equipamento, assim como outras obras nos campi da Universidade, ocorrem durante um contexto extremamente desafiador: a pandemia de covid-19. Para ele, a UFC enfrentou o contexto adverso "com ousadia, mas de forma absolutamente calculada". Na avaliação do reitor, a instituição sairá da crise sanitária maior e mais forte, com o conjunto de obras entregues e planejadas para os próximos meses. Ele antecipou ainda que o calendário universitário estará regularizado em 2022 sem prejuízos à comunidade acadêmica e celebrou o crescimento da produção científica na Instituição. "A UFC buscou o caminho correto", afirmou.

Já Neiliane Alves Bezerra informou que a intervenção realizada levou em conta o plano de gestão traçado para a biblioteca, que foi criada junto com o Curso de Arquitetura e Urbanismo em 1965. Ela destacou a importância do espaço para "apoiar o ensino e pesquisa não só do curso mas de toda a Universidade", por ter no acervo pesquisas de pioneiros no estudo da área no Ceará.

O diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda, comentou que "a biblioteca é o coração do curso e da Universidade", um espaço que permitiu aos estudantes continuar com os estudos e pesquisas, mesmo durante a pandemia.

As obras na Biblioteca Professor Liberal de Castro incluíram adequações nas instalações físicas e mobiliárias da área de atendimento ao público. O espaço recebeu pintura, troca de piso, reforma das instalações elétricas e instalação de um balcão de atendimento com guarda-volumes mais eficiente e seguro, além de nova sala com cabines de leitura. Confira detalhes das mudanças estruturais realizadas na unidade.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300