Exames periódicos 2021 têm início para servidores dos campi de Fortaleza

Servidores docentes e técnico-administrativos lotados nos campi de Fortaleza começarão a ser convocados para participar dos exames periódicos de 2021 a partir desta quarta-feira (25). Direito do servidor público federal, os exames médicos periódicos são uma ação preventiva que busca estimular o cuidado com a saúde e a promoção do bem-estar. Todo o processo, que inclui avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, é sem custos para o servidor.

A contar da data de convocação, que será realizada via e-mail, os servidores terão um prazo de 30 dias para expressar se desejam ou não realizar o ciclo de exames deste ano.

Imagem: arte de divulgação dos exames periódicos com ilustração de uma mulher vestida em jaleco e calça e homem sentado numa cadeira. Atrás, um desenho de uma bolsa de sangue

CONFIRMAÇÃO – Para confirmar a participação, o servidor deve acessar o SIGEPE web, seguindo o passo a passo elaborado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Após a confirmação, basta encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "Agendamento de Exames – Servidor UFC". A PROGEP fará a programação dos exames e encaminhará para o e-mail do servidor todas as informações necessárias.

A lista dos possíveis locais de exame, assim como as orientações para sua realização estão disponíveis no site da PROGEP.

O servidor que desejar também pode realizar exames periódicos com profissionais e clínicas de sua própria escolha, além das que estão contratadas pela UFC. Porém, nesses casos, os custos provenientes da execução dos exames caberão inteiramente ao servidor.

RESULTADOS – Após realização dos exames, os servidores deverão enviar um novo e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o agendamento de consulta médica para a emissão do atestado de saúde ocupacional (ASO), que finaliza o procedimento.

RECUSA – O servidor que optar por não fazer os exames deverá assinar o termo de responsabilidade, conforme o artigo 12 do Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, e enviá-lo à DESMT da seguinte forma:

1 – iniciar o processo no SEI, do tipo "Pessoal: Exames Periódicos";
2 – preencher o formulário "Pessoal: Termo de Recusa para Exames Periódicos";
3 – assinar processo no SEI e enviá-lo para a DESMT.

INTERIOR – Inicialmente, a convocação será para os servidores dos campi de Fortaleza. Finalizada a convocação de Fortaleza, o projeto deverá abranger também os campi do Interior.

Mais informações podem ser consultadas no site da PROGEP.

Fonte: Divisão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.