Projeto de tecnologias acessíveis do Campus de Russas recebe chancela da Sociedade Brasileira de Computação

O Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias Acessíveis (PRODTEA) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas foi contemplado com a chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo da chancela é divulgar projetos de caráter educativo, social, cultural e tecnológico com foco no favorecimento de crianças, adolescentes, idosos e públicos que não tenham contato com a computação na educação formal.

A coordenadora do projeto, Profª Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos, destaca que a chancela da SBC proporcionará maior visibilidade ao PRODTEA. "Os projetos chancelados contam com ampla divulgação através dos meios de comunicação da sociedade, como site oficial, redes sociais, blog, e-mail e listas de discussão", diz.

Imagem: logomarca do projeto

Para obter a chancela, ela informa que houve a participação em uma chamada pública da SBC, "na qual cadastramos o PRODTEA, informamos os nossos resultados, objetivos e pesquisas realizadas".

Criado em 2017, o projeto conta com o envolvimento de alunos dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus de Russas. Os integrantes do PRODTEA disponibilizam diferentes cursos de extensão para alunos do ensino médio da cidade de Russas e região do Vale do Jaguaribe, que os capacitam a criar aplicativos acessíveis para facilitar a vida de pessoas com deficiência.

Entre os cursos já oferecidos, a coordenadora cita: Introdução a Computação; Acessibilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); Prototipação de Baixa e Alta Fidelidade; Lógica de Programação e Programação com App Inventor. "Ao fim dos cursos, os alunos estavam aptos a desenvolver aplicativos acessíveis", diz.

Os alunos do Campus de Russas, a partir do projeto, também produzem artigos e trabalhos de conclusão de curso. A coordenadora acrescenta ainda que eles desenvolveram "projeto de um aplicativo de agenda, que pode ser usado para controle de rotina da criança com TEA, e de um jogo educacional para crianças também com o transtorno. Além do autismo, neste ano estão sendo pesquisadas outras deficiências, como visual, auditiva e de fala ‒ disfluência".

Na relação com a comunidade durante a pandemia, a coordenadora explica que os alunos de escolas do ensino médio, tanto da rede pública quanto privada, são convidados a participar das atividades sendo contatados via telefone (WhatsApp), e-mail e Instagram. Os cursos têm sido realizados de forma remota, com aulas síncronas e assíncronas via Google Meet e plataforma Google Sala de Aula. Todos os alunos recebem certificados.

Estar entre os projetos chancelados pela Sociedade Brasileira de Computação tem muito significado para a equipe e para a própria UFC. A professora comenta que "a SBC reconhece ações que divulgam os benefícios da computação para a sociedade brasileira, realiza o mapeamento das ações de profissionais ou instituições voltadas para a formação, divulgação e aplicações da computação na sociedade brasileira e incentiva ações que ampliem a formação na área da computação ou que permitam a desmitificação da área em diferentes níveis de informação".

Saiba mais nos perfis do PRODTEA no Instagram  e no Facebook.

Fonte: Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos, docente do Campus da UFC em Russas e coordenadora do PRODTEA ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.