Artigo de pesquisadores da UFC está entre os mais citados do mundo sobre desnutrição global

Artigo produzido por professores da Universidade Federal do Ceará está entre os 100 mais citados do mundo sobre a temática da desnutrição global. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores vinculados a instituições de diversos países, como China, Nigéria, Sudão e Quênia, e divulgado recentemente pelo prestigiado periódico Journal of Public Health and Emergency.

Imagem: três crianças correndo por um corredor do IPREDE; na imagem, as crianças aparecem de costas (Foto: Viktor Braga/UFC)

O artigo dos professores da UFC aparece na posição 73 da lista e foi publicado em 2008, com o título "Malnutrition as an enteric infectious disease with long-term effects on child development" (A desnutrição como doença infecciosa entérica com efeitos de longo prazo no desenvolvimento infantil, em tradução livre).

Trata-se de um estudo de revisão sobre a relação entre desnutrição e infecções intestinais. Os pesquisadores partem do fato de que a função de absorção de nutrientes é prejudicada devido a várias infecções entéricas repetidas (cujos sintomas comuns são diarreia, febre ou cólicas estomacais), sendo que isso é especialmente problemático em crianças cujas dietas são insuficientes.

Assim, a pesquisa documenta uma série de evidências de que as infecções intestinais levam à desnutrição e que a desnutrição piora as infecções intestinais.

Assinam o estudo os professores Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia, Mônica Oliveira Batista Oriá, do Departamento de Enfermagem, e Aldo Ângelo Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, além dos pesquisadores Richard Guerrant e Sean Moore, respectivamente da Universidade da Virgínia e da Universidade Vanderbilt, ambas dos Estados Unidos.

O Prof. Reinaldo Oriá diz que o destaque da análise empreendida por ele e os demais pesquisadores está no pioneirismo e no enfoque inovador do ciclo da desnutrição associada a doenças entéricas como fator prejudicial à saúde infantil, com repercussões por toda a vida. "Esse trabalho reafirma o papel de destaque da nossa Universidade nacionalmente e internacionalmente. Em nome dos outros colegas autores do trabalho, é uma honra receber esse reconhecimento por nossos pares com essa publicação", pontua o docente.

SOBRE A LISTA ‒ Por meio de uma abrangente pesquisa no banco de dados da Web of Science, plataforma referencial de citações científicas, foram compilados artigos publicados entre 1940 e 2019. O número de citações por artigo varia de 235 a 2.890. De acordo com os resultados, os Estados Unidos foram o país que mais contribuiu com artigos sobre desnutrição presentes na lista (totalizando 33) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem mais publicações (7) sobre o tema do que qualquer outra instituição. A revista Lancet, do Reino Unido, foi o periódico mais produtivo sobre a temática no período.

Os pesquisadores apontam ainda que fatores como o índice-H (que se refere ao impacto dos periódicos), o número de anos desde a publicação, bem como o número de países, de autores e de instituições envolvidas no estudo contribuem significativamente para que os artigos tenham mais citações na comunidade científica.

Segundo os autores, o levantamento fornece "uma visão para leitores e formuladores de políticas de saúde na avaliação de resultados de pesquisas sobre desnutrição". Veja a íntegra do estudo, com a lista completa dos 100 artigos mais citados.

TEMÁTICA DE DESTAQUE ‒ A desnutrição é um tema de destaque na UFC, que por meio de projetos e ações busca formas de compreender e de contribuir com soluções para essa problemática. Um dos maiores e mais importantes projetos de extensão da UFC é o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), que desde 1986 atua na prevenção e no tratamento de crianças com desnutrição e hoje é referência internacional na temática da primeira infância.

Imagem: Fachada do IPREDE (Foto: Viktor Braga/UFC)

O tema é também um dos mais estudados no Núcleo de Biomedicina (NUBIMED/UFC), que abriga o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina no Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB).

Além disso, um dos autores do artigo da UFC que integra a lista, o Prof. Aldo Ângelo Lima, está entre os cientistas mais influentes do mundo, conforme estudo publicado em revista internacional, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Fonte: Prof. Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.