UFC e Museu da Fotografia lançam exposição com obras acessíveis para cegos

A exposição Na ponta dos dedos começa a ser apresentada ao público nesta sexta-feira (10) no Museu da Fotografia Fortaleza. A mostra é fruto de um trabalho educacional com pessoas cegas e com baixa visão, realizado pelo Projeto Fotografia Tátil, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará.

ft 2021 08 10 exposicao gr

Ela tem como objetivo fazer os visitantes interagirem com a fotografia por meio do tato e da audição. No lugar de fotos na parede, placas de madeira com fotografias táteis foram impressas e colocadas à disposição. A mostra conta também com fones de ouvido para escuta e imersão completa, além de apresentar um sistema de rastreio tátil desenvolvido pelo DAUD para a leitura das imagens com as mãos.

São ao todo 20 obras táteis produzidas por pessoas atendidas pelo projeto Na Ponta dos Dedos nos anos 2019 e 2020. A visitação é gratuita e segue todos os protocolos de segurança, inclusive controle de entrada para evitar aglomerações.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a exposição

ACESSIBILIDADE – O projeto Fotografia Tátil é coordenado pelo professor do Curso de Design, Roberto César Vieira, e desde 2015 desenvolve ações de extensão com o objetivo de promover a inclusão através da fotografia acessível a pessoas com baixa ou nenhuma visão. A iniciativa faz parte do Programa de Promoção da Cultura Artística, coordenado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC.

A mostra integra o projeto Museu em Rede, do Museu da Fotografia Fortaleza, e é realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa em Legendagem e Audiodescrição (LEAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto dos Cegos do Ceará. A iniciativa tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), do Governo do Estado, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal. 

Serviço: Museu da Fotografia Fortaleza 

Endereço: Rua Frederico Borges, 545, Varjota

Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 12h às 17h

Telefone: (85) 3017 3661

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações no site do Museu e no Instagram do Projeto Fotografia Tátil.

Fonte: Prof. Roberto Vieira, do Curso de Design da UFC – fone: (85) 99401 1101