Campi da UFC no Interior realizam, de forma conjunta, campanha Setembro Amarelo

Como falar sobre o tema “suicídio”, ainda tabu em nossa sociedade, e lidar adequadamente com ele? No mês da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, psicólogos da área de Assistência Estudantil dos campi da Universidade Federal do Ceará no Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) se uniram na promoção da campanha Setembro Amarelo – Sertões e Vales na Universidade, reforçando outras iniciativas que já vêm ocorrendo nos campi de Fortaleza.  

Como parte da programação, no próximo dia 23, às 15h, ocorrerá a palestra virtual “Prevenção do suicídio e adoecimento psicológico no ambiente acadêmico”, com a psicóloga Rebecca Silva Meneghetti e participação de todos os psicólogos da Assistência Estudantil. As inscrições já podem ser feitas em formulário on-line.

Imagem: Neste 2021, palestra, postagens nas redes sociais e rodas de conversa fazem parte da campanha conjunta dos campi da UFC no Interior

“O encontro será pelo Google Meet e terá intérprete de libras para a comunidade surda. Além disso, disponibilizaremos a palestra no canal do YouTube do Campus de Russas, para quem não puder assistir de forma síncrona”, avisa a psicóloga Michelle Guerra Vale, da Assistência Estudantil de Russas. Será emitido certificado de participação.

Michelle detalha que ao longo do mês está sendo feita uma série de postagens semanais sobre questões pertinentes ao Setembro Amarelo nos perfis do Instagram dos campi de Crateús (@ufccrateus) e Quixadá (@ufcquixada) e no da Assistência Estudantil do Campus de Russas (@ae.ufcrussas). O Campus de Sobral não tem Instagram, mas participa com produção de conteúdo. 

Nas postagens, entre os temas estão “O que falar (e não falar) sobre suicídio nas redes sociais”, “Cinco mitos sobre suicídio”, “Quando a saúde mental vira meme” e dicas de filmes e livros sobre a questão do suicídio. A  psicóloga Michelle Guerra Vale acrescenta que, além das postagens e da palestra, estão programadas rodas de conversa, que serão divulgadas pelas redes sociais.

GUARDIÕES DA VIDA – Ao organizarem a campanha Setembro Amarelo – Sertões e Vales na Universidade, os profissionais envolvidos levaram em conta a complexidade que envolve a Universidade. “Ao mesmo tempo que pode ser um espaço para a promoção de saúde, por ser um fator de proteção social e permitir a formação de vínculos entre os pares, também pode ser um fator de um risco à saúde, por instaurar demandas de produtividade e competitividade, podendo intensificar a sensação de cansaço e de frustração entre os estudantes e profissionais que nela atuam”, explicam no material de divulgação.

Na UFC, todos os anos diversas iniciativas são realizadas acerca a necessidade de se falar sobre suicídio, desmistificando os tabus envolvidos no assunto e ajudando na prevenção de casos. Foi a partir do curso Guardiães da Vida, lançado neste ano, que as psicólogas dos campi do Interior se reuniram e decidiram fazer essa campanha conjunta. “Essa campanha já acontecia com regularidade no Campus de Russas. No ano passado, o tema foi "Sentidos da vida’", informa Michelle.

O curso Guardiões da Vida conta com total apoio da administração superior da UFC e se trata de um treinamento do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), iniciativa de extensão universitária ligada ao Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina (FAMED), inspirado no programa internacional Gatekeepers. Foi elaborado no âmbito do Grupo de Trabalho de Apoio à Saúde Mental da UFC, coordenado pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, e envolve parceria com o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

SAIBA MAIS –  A campanha Setembro Amarelo teve origem nos Estados Unidos quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. No funeral dele, os amigos levaram cartões e fitinhas amarelas numa cesta para distribuir, com a mensagem  “Se você precisar, peça ajuda”. No Brasil, a campanha foi encampada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O 10 de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Fonte: Assistência Estudantil do Campus da UFC em Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.