UFC e instituições envolvidas na produção do capacete Elmo recebem homenagem no I Prêmio Otimista de Inovação

A Universidade Federal do Ceará e as demais instituições envolvidas na produção do capacete Elmo, de respiração assistida, receberam homenagem durante o I Prêmio Otimista de Inovação. O troféu Destaque Inovador foi concedido pelo Grupo Otimista de Comunicação no último sábado (19), no Ninna Hub – primeiro Hub de Inovação do Ceará, com transmissão ao vivo pela TV Otimista.

Imagem: cerimônia de premiação

A homenagem ocorreu durante a final do Prêmio Otimista de Inovação, uma das maiores competições de startups do Ceará, para a qual a Universidade foi convidada a compor o júri. Na cerimônia, a UFC, bem como a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que também integraram a comissão julgadora, receberam o prêmio Destaque Inovador em nome de todas as instituições que fizeram parte do desenvolvimento do equipamento.

A escolha dos nomes teve o intuito de representar personalidades da academia, do setor público e do setor privado envolvidos na produção do equipamento. O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, foi representado por Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER. Também estiveram presentes na cerimônia o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Montenegro, representando o dirigente da instituição, Ricardo Cavalcante.

“Foi uma gratificante surpresa receber essa distinção durante a cerimônia. Já estava muito feliz por contribuir na avaliação de startups que apresentaram soluções de impacto socioambiental, no entanto, receber essa homenagem levanta nosso espírito e nos anima e continuar incentivando nossos estudantes, nossos pesquisadores e nosso corpo docente e técnico a fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação. Essa é uma das formas da Universidade impactar positivamente a sociedade, sendo também referência para o desenvolvimento sustentável regional, nacional e internacional”, comemora Bruno Matos.

Imagem: Bruno Matos, da PROINTER

ELMO – O capacete de respiração assistida, intitulado Elmo, é capaz de reduzir em até 60% a necessidade de intubação de pacientes com covid-19 e tem sido amplamente utilizado durante a pandemia de coronavírus. A força-tarefa do dispositivo é composta pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); FIEC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/Ceará); UFC e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e com apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da Esmaltec.

Com informações da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Fontes: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Escola de Saúde Pública do Ceará – email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.