Reitor e pró-reitor visitam ITA em São José dos Campos para prospectar parcerias na seara do hidrogênio verde

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, realizou na última sexta-feira (10) visita institucional ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), para prospectar parcerias na construção de um centro multidisciplinar de pesquisas envolvendo, dentre outros objetos de estudo, tecnologias relativas ao combustível hidrogênio verde. O dirigente esteve na cidade paulista acompanhado do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, e do presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Figueirêdo – representando o Estado do Ceará. A comitiva foi recebida pelo reitor do ITA, Prof. Anderson Ribeiro Correia, e por membros da administração superior do Instituto.

 Imagem: Pró-reitor Augusto Albuquerque e reitor Cândido Albuquerque (ambos à esquerda) conhecem atividades e pesquisas do ITA na área aeroespacial, na companhia da administração superior do Instituto. (Foto: Divisão de Comunicação Social/ ITA)

Também participaram da programação representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), ambos também sediados em São José dos Campos. O objetivo do encontro foi fazer pontes entre as instituições de ensino e pesquisa, os governos estaduais e entidades do setor produtivo, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com a finalidade de firmar colaboração mútua em pesquisas de ponta sobre tecnologias aeroespaciais, energias limpas e inteligência artificial – estas duas últimas interesses majoritários da UFC no presente momento.

"Foi uma visita muito importante. Fomos recebidos de maneira extremamente gentil, com muito carinho e cordialidade. O ITA realiza pesquisa de referência, e isso nos possibilitou um diálogo muito bom com a EMBRAER. Daqui, surgirão acordos e protocolos importantíssimos para que a gente possa melhorar a participação da UFC e do Governo do Estado do Ceará como protagonistas no desbravar dessa nova fronteira, que é o hidrogênio verde", avaliou o reitor Cândido Albuquerque. Ele disse estar confiante de que a UFC tem toda condição de liderar o debate científico em um momento ímpar de desenvolvimento econômico e construção de um cenário inovador para o Ceará. "Essa visita ao ITA, assim como o contato com o DCTA e a EMBRAER, foram fundamentais para qualificar esse trabalho que já está em curso", sintetizou.

O otimismo a respeito dos frutos do encontro também se estendeu às impressões do Prof. Anderson Ribeiro, que disse ter sido uma grande satisfação receber a UFC e apresentar à sua equipe os carros-chefe da pesquisa do Instituto. "Existe uma comunhão de interesses entre as duas instituições pela prospecção de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias ligadas ao uso de energias alternativas. Esperamos que possamos estabelecer uma parceria produtiva e rica em conhecimento", vislumbrou o reitor do ITA.

O município paulista de São José dos Campos foi considerado pelo jornal Financial Times a terceira cidade do mundo mais estratégica para investimentos estrangeiros diretos no setor aeroespacial, perdendo apenas para Montréal, no Canadá, e Toulouse, na França. Em junho de 2020, a cidade recebeu o selo Aerospace Cities of the Future (Cidades Aeroespaciais do Futuro), concedido pelo conglomerado britânico especializado em economia. Para a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o reconhecimento é "consequência natural da vocação da cidade para a tecnologia e a inovação, consolidadas pela presença do Parque Tecnológico e de diversas instituições científicas, como o ITA, o DCTA, a EMBRAER, dentre outras, a exemplo da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da multinacional Airbus".

SOBRE O HIDROGÊNIO VERDE – Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise, com uso de fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio dessas energias limpas, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".

Desde fevereiro deste ano, a UFC vem trabalhando, ao lado do Governo do Estado do Ceará, na modelagem e implantação de um hub (polo de distribuição) da cadeia de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado a 60 km de Fortaleza. Já foram assinados memorandos de colaboração mútua envolvendo poder público, academia, entidades industriais e empresas. Aposta mundial de matriz energética renovável, o hidrogênio verde já é largamente utilizado em países como Alemanha, França, Estados Unidos, China e Japão. Na UFC, diversas pesquisas são desenvolvidas nas áreas de produção, purificação, armazenamento e transporte desse gás, decorrendo daí o envolvimento de departamentos como os de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica na concepção científica do empreendimento.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.