Imprensa Universitária apresenta novidades e medidas para retorno às atividades presenciais

A Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará vem realizando uma série de reformas e adotando medidas para garantir mais segurança e bem-estar no espaço quando for definido o retorno presencial das atividades pela administração superior. Enquanto isso, por conta da pandemia de covid-19, a equipe segue em teletrabalho e não para. O diretor da Imprensa, Joaquim Melo de Albuquerque, anuncia, entre as novidades, o lançamento em e-book da Coleção de Estudos da Pós-Graduação, no dia 13 de outubro, às 16h, no Auditório Martins Filho, da Reitoria.

A coleção é composta de 42 trabalhos selecionados a partir de edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e que já constam do Repositório Institucional da UFC. "Neste ano, só publicaremos a versão eletrônica, mas, quando retornarmos presencialmente, vamos imprimir toda a coleção", explica Melo.

Imagem: Reforma do parque gráfico, instalação de sistema eletrônico de segurança, rearrumação de mesas de trabalho aumentando espaços entre elas e reforço na limpeza são algumas das medidas adotadas na Imprensa Universitária (Foto: Viktor Braga/UFC)

Nos preparativos para a volta presencial ao trabalho, Joaquim Melo cita, entre as medidas já tomadas, a reforma do parque gráfico e pintura de todas as máquinas (de gravação de chapas, impressoras, de acabamento e outras); realocação mais distanciada de máquinas e mesas de trabalho para evitar aglomeração; e, junto com a Prefeitura do Benfica, o cuidado com a limpeza de áreas internas e externas e a aplicação de produtos sanitizantes. Está previsto um período de adaptação com revezamento de servidores e para isso está sendo feito um planejamento.

Com objetivo de otimizar as ações, Melo conta que foi adquirido o sistema Calc Express, software para gerenciamento de processos de editoração eletrônica, produção gráfica, estoque de livros na Livraria da Imprensa e estoque de papéis, tinta e outros insumos na seção de suprimentos. A segurança na Imprensa também está reforçada com a instalação de sistema eletrônico de monitoramento por câmeras para proporcionar mais segurança tanto ao patrimônio quanto aos servidores.

Melo comenta que as reformas e pinturas, a aquisição do software e do sistema de segurança eletrônica foram custeadas com recursos próprios advindos da venda de livros. Ele ressalta que a Imprensa Universitária, com isso, colabora para a diminuição de custos da UFC, uma vez que a Universidade já destina do seu orçamento verbas para despesas obrigatórias, como pagamento de pessoal, água, energia, telefone, entre tantas outras.

EM ATIVIDADE – Neste período de pandemia, Joaquim Melo ressalta que foi efetivada, em julho último, a posse dos novos membros do Conselho Editorial da UFC, sob a presidência do ex-reitor Paulo Elpídio, o que trará muitos desdobramentos positivos para as atividades da Imprensa na área da politica editorial.

Ainda na pandemia, a Imprensa foi destaque, em maio deste ano, do I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas, que integrou a programação do Museu de Arte da UFC (MAUC), na edição remota 19ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Na mesa intitulada "Memória, cultura e arte na UFC" Melo falou sobre a evolução da produção editorial e gráfica desde os primórdios – a fabricação do papel na China, a invenção da imprensa por Gutenberg – até os avançados recursos tecnológicos da contemporaneidade.

Artigo sobre a participação dele está no terceiro volume (páginas de 105 a 215) do e-book do Seminário. Muito dessa história pode ser conferida também no Memorial da Imprensa, que voltará a ter visitas agendadas quando forem autorizadas as atividades presenciais, em 2022.

Entre os planos previstos para o próximo ano, está o retorno do trabalho da Livraria Móvel, com a possibilidade de levar esse serviço de vendas volantes também aos campi do Interior.

Imagem: O diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque, anuncia lançamento em e-book da Coleção de Estudos da Pós-Graduação e, para 2022, estão previstos o retorno da Livraria Móvel, e visitas agendadas ao Memorial da Imprensa, entre outras novidades (Foto: Viktor Braga/UFC)

Mesmo com a volta de atividades presenciais, o diretor diz que tem a intenção de manter uma ferramenta que tem auxiliado muito neste período da pandemia: o WhatsApp institucional da Imprensa. Pelo (85) 3366 7485, autores podem obter informações sobre o andamento do processo de edição de suas obras, o público em geral pode solicitar a reserva e compra de publicações da Livraria da Imprensa e servidores podem se comunicar com a direção, tirar dúvidas diversas, exemplifica Melo.

O diretor informa ainda que neste ano a Imprensa Universitária fez a doação de 1.980 exemplares de livros de diversos títulos para o Sistema de Bibliotecas da UFC e mais de 3 mil exemplares serão doados também para o Sistema. "Os títulos estão em análise", explica.

SAIBA MAIS – A Imprensa Universitária é um órgão da administração central da UFC, subordinada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Entre suas funções e atribuições estão a produção de material gráfico de uso acadêmico, administrativo e de planejamento da Instituição (textos didáticos, formulários, tabelas, gráficos, relatórios e guias de serviço), além da programação gráfica, digitalização, impressão e acabamento de livros e periódicos, conforme previsto nas atribuições que lhe forem deferidas pela Reitoria.

Mais informações podem ser acessadas no site da Imprensa Universitária

Fonte: Joaquim Melo de Albuquerque, diretor da Imprensa Universitária – fones: (85) 3366 7489 e 3366 7486 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.