Resultados de teste do sistema Desenvolva na PREX são apresentados em reunião na Reitoria

Os resultados da aplicação-piloto do sistema Desenvolva realizada na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) foram apresentados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), responsável pela iniciativa, em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (16) com o reitor Cândido Albuquerque.

O sistema integra o Programa de Gestão por Competências, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo, a otimização da movimentação de pessoal e a promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão aos variados processos sucessórios de gestores.

Imagem: foto de um homem branco de camisa azul segurando um material impresso encadernado com a capa azul marinho

Aplicado no período de 8 de junho a 16 de julho deste ano, o teste foi precedido de um estudo da PREX realizado pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) da PROGEP, além de uma sensibilização com os 52 servidores que participaram da aplicação-piloto através da realização de reuniões on-line, comunicações via e-mail e WhatsApp e abertura gradual dos módulos do Desenvolva, divididos em Perfil, Mapeamento, Diagnóstico e Desempenho.

Denise Landim, diretora da DIGEC, apontou a repercussão dos dados colhidos na pró-reitoria. “Foi um teste piloto muito positivo. Tivemos todo o apoio da PREX e conseguimos identificar os talentos e as necessidades de desenvolvimento dos servidores da unidade. Esse é o grande resultado”, comemora.

O reitor Cândido Albuquerque também compartilhou a satisfação com o trabalho realizado pela PROGEP na Pró-Reitoria de Extensão. “O que nós vimos aqui hoje em relação à PREX precisamos ver em toda a Universidade. Isso dará a cada gestor um diagnóstico da sua unidade e, a cada servidor, sua imagem dentro do sistema e uma imagem geral de sua unidade no sistema. Estamos modernizando, assim, a gerência dos serviços prestados pela UFC, pois vamos nos conhecer melhor e prestar um serviço melhor à sociedade”, avalia.

EXPECTATIVAS – Dados apresentados na reunião mostram que as expectativas dos servidores da PREX para a implantação do Programa de Gestão por Competências são positivas. Entre os gestores da unidade, 56,3% avaliam a iniciativa como ótima e 31,3% como boa. Os servidores seguem a tendência, com avaliação de 44,4% como ótima e também 44,4% como boa.

A opinião dos servidores dialoga com as considerações da Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão. “O teste foi muito tranquilo e representou um grande avanço, pois conseguimos mapear algumas deficiências que existem da pró-reitoria, permitindo que déssemos um retorno do que precisa ser melhorado”, destacou a gestora.

Imagem: foto de uma sala de reuniões com pessoas ao redor de uma mesa oval observando dados em um telão

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado, também indica os benefícios da iniciativa. “O programa é uma ação estratégica da PROGEP e apresenta como grande vantagem a possibilidade de ter um perfil do servidor mais ajustado, para que sejam trabalhados o seu desenvolvimento e as atividades que ele desenvolve para atender às unidades administrativas e acadêmicas da UFC de acordo com as suas necessidades”, explica.

De acordo com Denise Landim, os próximos passos na implantação do Programa de Gestão por Competências envolvem ajustes no Desenvolva identificados a partir do teste na PREX; desenvolvimento do quinto módulo do sistema e preparação do documento de normatização do programa na Universidade.

Também participaram da reunião a pró-reitora-adjunta da PROGEP, Telma Araújo; o pró-reitor-adjunto da PREX, Prof. Rogério Mâsih; a coordenadora de Desenvolvimento e Carreira da PROGEP, Luzimar Araújo de Oliveira; as servidoras da DIGEC Rita Cavalcante e Ioneiry Lima; e a assessora de Gestão de Pessoas da PROGEP, Cristina Brito.

SAIBA MAIS – O Programa de Gestão por Competências da UFC é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Além de atender à legislação vigente, a adoção do modelo na UFC tem caráter pioneiro.

A gestão por competências chegará a todas as unidades da UFC e sua implantação será amplamente divulgada entre a comunidade universitária.

Acesse desenvolva.ufc.br para conhecer mais sobre a iniciativa.

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.