CONSUNI aprova mudança na estrutura organizacional de pró-reitorias e altera nome de secretaria

Em reunião virtual ocorrida na tarde dessa quinta-feira (9), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou mudanças administrativas em alguns setores da Instituição, além de outras propostas.

Na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) haverá a fusão de duas divisões ‒ a de Gestão de Benefícios (DIGEB) e a de Gestão de Moradia ‒, originando a Divisão de Benefícios e Moradia (DIBEM).

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque em reunião do CONSUNI virtual

De acordo com a titular da PRAE, Profª Geovana Cartaxo, as divisões lidam com assuntos semelhantes e, por isso, a mudança tem o objetivo de unir esforços e conhecimentos das duas equipes, aprimorando a execução da política de assistência estudantil na Universidade.

Na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), será extinta a Divisão de Gestão da Estrutura Organizacional (DGEO), que até então fazia parte da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE). As atividades desenvolvidas pela DGEO passam a ser de responsabilidade da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Como na atual gestão da Universidade a PROINTER passou a ter sua atuação também voltada ao desenvolvimento institucional, tornou-se mais pertinente que as atividades até então desempenhadas pela DGEO fossem absorvidas pela pró-reitoria, explicou o Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER.

SECRETARIA DE CULTURA ‒ O conselho aprovou também a mudança de nome da Secretaria de Cultura Artística, que passa a se chamar Secretaria de Cultura da UFC. A diretora do setor, Maria Pinheiro Pessoa, disse que esse nome é mais condizente com o trabalho desenvolvido na secretaria, que vai além da linguagem artística e inclui áreas como patrimônio cultural, economia criativa, bem como dimensões sociológica e antropológica, entre outras. Além disso, segundo ela, a mudança deixa a secretaria em sintonia com a nomenclatura adotada por pastas de cultura nos diferentes níveis da administração pública.

Também foi aprovada uma alteração no Regimento Interno do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, adequando-o a uma resolução aprovada pelo CONSUNI em 2020, que atualizou as diretrizes gerais do órgão.

De acordo com o reitor Cândido Albuquerque, as alterações aprovadas pelo conselho têm o objetivo de "modernizar a estrutura da Universidade, tornando-a mais leve, menos dispendiosa e mais eficiente".

SAÚDE DIGITAL ‒ Também foi aprovada pelos conselheiros uma proposta para definir a Política Institucional de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde Digital da UFC. Em linhas gerais, a saúde digital é uma área que usa tecnologias de informação e comunicação (TICs) para tratar pacientes, realizar pesquisas, promover aprendizagem em saúde, elaborar e realizar treinamento e acompanhar doenças, entre outros pontos.

O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, disse que o tema vem sendo discutido mundialmente há vários anos, mas teve novo impulso devido aos desafios advindos com a pandemia de covid-19. Segundo ele, é um assunto estratégico e complexo para a Universidade, para o País e para a sociedade em geral, e por isso é importante que seja impulsionado na UFC.

A avaliação foi corroborada pelo diretor da Faculdade de Medicina, Prof. João Macêdo. Segundo o docente, a ideia é aproveitar o conhecimento que a UFC já tem sobre o assunto devido ao trabalho do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina (NUTEDS) e agir em três linhas referentes à saúde digital: ensino, aplicação prática e pesquisa.

"Fico feliz por saber que estamos na frente nesse tema, assim como em outros. Estar na vanguarda é o que caracteriza as grandes universidades, produzindo conhecimento e tecnologia, contribuindo para melhorar a vida das pessoas", acrescentou o reitor Cândido Albuquerque.

O CONSUNI aprovou ainda a indicação do Prof. Anastácio de Queiroz Sousa, da Faculdade de Medicina, para compor o Conselho Deliberativo do Colégio de Estudos Avançados (CEA), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).

No início de setembro, o Prof. Anastácio foi condecorado com medalha da Ordem do Mérito Médico, na classe de comendador. O médico, professor, pesquisador e gestor é conhecido e respeitado por sua competência técnica e científica na área da medicina. Possui vasta produção científica e recebeu vários prêmios e títulos, dentre os quais o de Pessoa de Notório Saber no Setor de Estudos de Infectologia, pela Universidade Estadual do Ceará, em 2000.