Primeiro mestrado acadêmico em Gastronomia do Brasil é da UFC; aula inaugural será em 28/09

A Universidade Federal do Ceará, com sua marca de pioneirismo e inovação, inicia, no próximo dia 28, as atividades do Programa de Pós-Graduação em Gastronomia, com a modalidade de mestrado acadêmico, o primeiro do Brasil. A aula inaugural, de modo remoto, será ministrada pela Profª Mônica Abdala, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema “Gastronomias, culturas e sociedades: diálogos contemporâneos”. A transmissão do evento, a partir das 9h30min, será pelo YouTube

Antes da palestra, haverá a abertura oficial com participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti, e outros gestores da administração superior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Pós-Graduação em Gastronomia. Na ocasião, a Profª Adelaide Faljoni-Alario, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenadora da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fará uma explanação sobre a área.

 Imagem: O Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da UFC é pioneiro ao lançar o primeiro mestrado acadêmico da área no Brasil (Imagem: Divulgação)

O novo mestrado tem como área de concentração Gastronomia, Inovação e Sustentabilidade e oferta duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade; e Tecnologia e Inovação Gastronômica. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da UFC, Prof. Paulo Henrique Machado, comenta que “esse é um mestrado muito esperado. Temos mais de 150 cursos de graduação em Gastronomia no Brasil e os estudantes tinham que recorrer ao exterior quando queriam ingressar em um mestrado ou iam cursar áreas afins”.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o mestrado 

Não por acaso, a procura foi expressiva para as 10 vagas disponibilizadas no primeiro edital, com inscrições realizadas em abril deste ano. “Tivemos em torno de 150 inscritos de todo o Brasil na seleção”, relata o coordenador. Junto com o pioneirismo no País, ele anuncia também o aspecto da internacionalização do novo curso. “Já temos importantes convênios firmados com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, em ambas com o Mestrado em Ciências Gastronômicas”, diz.

O coordenador complementa que o curso tem duração de quatro semestres. A estrutura curricular consta de dois componentes curriculares obrigatórios (8 créditos) e Estágio de Docência (4 créditos) e 12 créditos de disciplinas optativas. Há a exigência de, no mínimo, 24 créditos em disciplinas (384 horas) e 6 créditos de dissertação.

Mais detalhes sobre disciplinas, corpo docente e outros estão disponíveis na página do programa.

Fonte: Prof. Paulo Henrique Machado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.