PROINTER inicia organização do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC no Interior

Dando início ao processo de estruturação do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Universidade Federal do Ceará no Interior, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) entregou, no mês passado, 16 computadores para os campi da UFC em Crateús, Quixadá, Russas e Sobral. A ideia é expandir a atuação do CEI, fomentando a atividade empreendedora e a inovadora entre discentes e docentes e elevando o número de parcerias e acordos estratégicos.

O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, explica que "esta entrega é apenas o primeiro passo" da expansão física do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação para o interior do Estado. "Virtualmente, os campi já têm seu espaço e representação nas ações de empreendedorismo e inovação, mas queremos que cada um deles tenha o mesmo sentimento de pertencimento ao CEI", destaca.

Imagem: marca do condomínio de empreendedorismo e inovação

Para o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, "é importantíssimo que [o CEI] se faça perceber nos campi do Interior, oferecendo uma estrutura física para abrigar as startups e reunir a comunidade em torno do tema empreendedorismo e inovação". Ele reforça ainda que o objetivo do Condomínio é ir além de um espaço físico: "na realidade, é um conceito de ser o ponto focal de articulação com as demandas da sociedade, bem como de formação para o empreendedorismo inovador".

O diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, lembra que, desde o início da implantação do campus, estava prevista uma Coordenadoria de Extensão que iria incorporar o estímulo ao desenvolvimento de empreendedorismo e inovação. "À época, a palavra inovação não era nem muito utilizada. Então, de certa forma, nós já tínhamos detectado a importância e tínhamos incorporado a genética da criação para o Campus de Russas na implantação dessa Coordenadoria de Extensão destacada do campus universitário para o centro da cidade. Então, é algo que vem a somar a fronteira das nossas ações. É algo absolutamente fundamental", considera.

O Prof. Lívio Freire, diretor do campus da UFC em Crateús, observa que desde o início o campus também desenvolve ações ligadas ao empreendedorismo. "A chegada dos computadores vai proporcionar o desenvolvimento mais efetivo das atividades que já vinham sendo desempenhadas no SPARC (Ecossistema do Parque Tecnológico de Crateús)", garante, destacando ainda a aproximação e integração que vem sendo realizada entre os campi da UFC.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá (INOVE), Simone Nunes, a implantação do CEI proporcionou um "novo fôlego" para a área de inovação e empreendedorismo na Universidade. "O INOVE/Campus Quixadá conta com o CEI para suporte, orientação, planejamento, divulgação e apoio para as nossas atividades e isso tem sido de extrema importância", afirma.

Imagem: foto de um computador de mesa preto

O diretor do campus de Sobral, Prof. João Guilherme Matias, chama a atenção para o interesse dos estudantes na área. "Temos conhecimento de vários alunos, principalmente das engenharias elétrica e da computação, que montaram suas próprias empresas", releva. Orientador de algumas equipes em Sobral do Programa UFC Empreende, o Prof. Iális Cavalcante destaca a importância do Condomínio no incentivo aos alunos "para que eles possam aprimorar a característica empreendedora". Os equipamentos que chegaram ao campus serão instalados em uma sala de coworking para que as equipes possam utilizá-los em reuniões, chamadas de vídeos e atendimento ao público externo, respeitando o agendamento prévio.

De acordo com o coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, a ideia é que representantes da pró-reitoria visitem todos os campi do Interior ainda neste ano (após a conclusão de vacinação de toda a equipe) para apresentar ações de empreendedorismo e inovação. "Os estudantes do Interior já participam de alguns de nossos programas institucionais, como é o caso do Empreende UFC e Inovando UFC. Buscamos oferecer a mesma experiência que será disponibilizada aos estudantes da Capital para todos os campi do Interior", destaca.

No caso do recém-inaugurado Campus de Itapajé, ele explica que a PROINTER participará da Semana de Acolhimento e Integração Acadêmica daquele campus, ocasião em que apresentará aos estudantes e servidores ações de empreendedorismo e inovação existentes na Universidade para que, em breve, possam participar de editais e programas na área.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Institucional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.