V Encontro de Cordas Flausino Valle promove palestras, masterclasses e apresentações musicais

Neste ano, o Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV) chega à sua quinta edição e ocorrerá de 14 a 17 de outubro de forma remota. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de outubro via formulário eletrônico.

A programação do V ECFV e da III Conferência Nacional Flausino Valle, que ocorre em conjunto, contempla palestras, mesas-redondas, masterclasses de instrumentos de cordas friccionadas e recitais didáticos. Atualmente, o Encontro Flausino Valle possui âmbito nacional e internacional, com alunos de todas as regiões do Brasil e de países vizinhos, como Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Imagem: Camerata de Cordas da UFC

No evento, haverá professores e palestrantes oriundos de 14 universidades federais e duas universidades estaduais brasileiras, além de quatro instituições estrangeiras: a Universidade de Aveiro (Portugal), a Escuela Municipal de Música y Danza Villa de La Orotava, de Santa Cruz de Tenerife (Espanha), a Logan High School e a School District de La Crosse, ambas de Wisconsin (EUA). As masterclasses serão ministradas por 11 professores de violino, 6  de viola, 6 de violoncelo e 6 contrabaixo.

Músicos de seis orquestras diferentes, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e de escolas de música e organizações não governamentais, como o Instituto Baccarelli (SP), o Instituto Estadual Carlos Gomes (PA) e o Centro Suzuki Goiânia (GO), irão trocar experiências com os participantes.

A abertura do V ECFV ocorrerá na quinta-feira (14), às 19h, com o Painel Flausino Valle ‒ sobre a vida e a obra do violinista e compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954), com a doutora em Musicologia Camila Frésca e o Prof. Hermes Alvarenga (UFPB), sob a mediação do Prof. Leonardo Feichas (UFAC). Às 21h, haverá recital com obras selecionadas de Valle para violino solo e duetos de violino e piano com os músicos Leonardo Feichas (violino) e Marcelo Brum (piano).

No turno da tarde, das 14h às 18h, serão realizadas as masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Outras informações sobre inscrições, frequência, cronograma e participação no evento podem ser consultadas no regulamento.

À noite, a partir das 19h do dia 16, o público poderá assistir a recitais didáticos transmitidos ao vivo no canal do V ECFV no YouTube. Além de tocar, os músicos convidados comentarão a história dos compositores e elementos técnicos, estéticos e interpretativos do repertório a ser apresentado.

SAIBA MAIS ‒ Desde 2017, o Encontro de Cordas Flausino Valle é realizado por meio de parceria entre a UFC e a Universidade Federal do Acre (UFAC), sob a direção das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e do Prof. Leonardo Feichas, da UFAC. As primeiras três edições do evento foram sediadas, presencialmente, em Rio Branco (AC), Fortaleza (CE) e Pelotas (RS). A edição de 2020 do Encontro Flausino Valle foi virtual por conta da pandemia de covid-19. 

A programação completa do V ECFV está disponível no site do evento, na página oficial do Facebook e no perfil do Instagram (@encontroflausinovalle). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Liu Man Ying, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza e coordenadora-executiva do V Encontro de Cordas Flausino Valle ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.